12/04/21
PUBLICIDADE
Coronavírus

Segundo enquete com escolas particulares de SP, 13% tiveram casos de Covid-19

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Uma pesquisa com pouco mais de 400 colégios particulares de São Paulo identificou que 13% deles registraram ao menos um caso confirmado de Covid-19 entre os alunos desde que reabriram.


O levantamento foi feito por entidades que representam o setor. O estado possui mais de 5.000 instituições de ensino privado na educação básica.

A pesquisa, realizada pela Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares) e pelo Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado), mostrou que 27% das unidades registraram casos de contaminção entre os professores.

Os diretores e donos de colégio avaliam que o levantamento indica que os protocolos sanitários adotados conseguiram conter a disseminação do vírus, mesmo quando houve casos positivos.

Segundo a pesquisa, 98% das unidades disseram que, após o primeiro caso confirmado, não tiveram contaminação para outras pessoas da classe e 44% afirmaram que o aluno ou o professor infectado relatou outros casos em casa.

"A pesquisa mostra que os protocolos estão dando certo, a escola não é um ambiente de alta contaminação porque as regras são seguidas. Casos vão acontecer, mas o importante é que os protocolos sejam rigorosos para evitar a disseminação e é isso o que conseguimos fazer até agora", disse Arthur Fonseca, diretor da Abepar e diretor da escola Uirapuru, em Sorocaba (SP).

Depois de quase 7 meses fechadas em todo o estado, as escolas foram autorizadas pelo governo de São Paulo a reabrirem a partir de julho. A liberação, no entanto, ainda depende dos municípios. Na capital, por exemplo, a retomada só foi permitida a partir de outubro.

A maioria das escolas (49%) retomou as atividades presenciais com alunos da educação infantil (dos 0 aos 5 anos), etapa em que houve maior dificuldade para o ensino remoto. A maior parte delas (62%) também optou por receber os alunos 5 vezes na semana.

Entre as instituições que tiveram casos positivos entre alunos, 6% disseram ter tido apenas um caso confirmado, 2% tiveram 2 casos e 5% mais de 3. Depois da confirmação, 45% afirmaram ter optado pela suspensão apenas do aluno infectado por 48 dias; 88% da classe toda e 17% de todas as atividades escolares.
Folhapress
Continue lendo
Não esqueça!

MEC abrirá em maio inscrições para bolsas remanescentes do Prouni

12 ABR 2021 às 17h52
Rede Estadual

Cursos do EduTech têm 140 mil atividades realizadas na primeira semana

12 ABR 2021 às 17h42
Baixe o documento completo!

MEC lança Cartilha de Orientações para Volta às Aulas de Estudantes Surdos, na Educação Básica

12 ABR 2021 às 17h32
Confira a mostra multimídia!

Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual

12 ABR 2021 às 16h56
Entenda

MEC calculará nota de corte do Sisu pelo modelo vigente até 2019

12 ABR 2021 às 16h38
Confira!

Parlamento de Portugal reprova projetos que reduziriam mensalidades para universitários brasileiros

12 ABR 2021 às 16h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados