Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reajuste salarial

Servidores de instituições federais de ensino entram em greve

Simoni Saris - Grupo Folha
20 mar 2024 às 13:45
- Gustavo Carneiro/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

TAEs (Técnicos Administrativos em Educação) em todo o país estão em greve desde o último dia 11 de março para pressionar o governo federal por reajuste salarial e aprimoramento da carreira. As principais reivindicações da categoria de servidores são a correção da defasagem salarial e a revisão no plano de carreira e cargos. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A paralisação é por tempo indeterminado e, no Estado, já atinge as unidades da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e UFPR (Universidade Federal do Paraná), incluindo o CHC (Complexo do Hospital de Clínicas). 

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


Publicidade

Nesses locais, segundo o Sinditest-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná), que representa a categoria no Estado, apenas serviços emergenciais são mantidos durante a greve. A partir da próxima segunda-feira (25), o movimento passa a contar também com a adesão dos técnicos do ITFPR (Instituto Tecnológico Federal do Paraná). 


A greve é resultante da dificuldade dos servidores federais em negociar com o governo federal. Em maio de 2023, a categoria aceitou a proposta emergencial de 9% de reajuste e mais R$ 200 no auxílio-alimentação, mas o percentual acordado entre as partes mostrou-se insuficiente para cobrir as perdas acumuladas nos últimos anos. 

Publicidade


Em agosto do ano passado, havia uma Mesa Nacional de Negociação Permanente, mas em reunião com os servidores públicos federais, o governo federal não apresentou proposta de recomposição salarial.


Em setembro, em plenária nacional realizada pela Fasubra Sindical (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), em Brasília (DF), foi aprovada pela categoria a nova proposta do PCCTAE (Plano de Carreira e dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação). 


Entre as mudanças previstas pelo plano, estão a recomposição das perdas inflacionárias, a redução do intervalo de progressão na carreira para 12 meses, piso salarial de três salários mínimos e revisão dos percentuais de incentivo à qualificação.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Servidores de instituições federais de educação entram em greve
Categoria pede reajuste salarial e revisão do plano de cargos e carreira; paralisação já atinge UFPR, UTFPR, Unila e CHC
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade