Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com tradução em Libras!

Startup oferece vídeos educativos gratuitos criados por crianças em sala de aula

Redação Bonde com Agência Brasil
27 set 2021 às 15:01
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No domingo, 26 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos, data para comemorar as conquistas da comunidade e também promover a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas que têm essa deficiência na sociedade.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira é surda ou têm alguma deficiência auditiva e, dessa parcela, 2,7 milhões de pessoas não ouvem absolutamente nada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das principais dificuldades dos surdos no dia a dia é a comunicação, por isso a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma importante ferramenta de inclusão, já que permite o acesso a conteúdos educativos, por exemplo. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições

Imagem de destaque
Cerca de 80%

Concurso Nacional Unificado: maioria dos inscritos têm entre 20 e 44 anos


O programa Criando Juntos, da startup De Criança Para Criança, procura reduzir essa diferença e incentiva em sala de aula, a inclusão hoje de mais de 130 animações com tradução para Libras.

Publicidade


No canal do De Criança Para Criança no YouTube (acesse), é possível encontrar vídeos traduzidos para libras, gratuitos, que abordam temas relativos à grade curricular e também falam sobre situações cotidianas que fazem parte do universo infantil. 


Segundo o cofundador da startup, Vitor Azambuja, um ambiente mais inclusivo nas escolas é capaz de melhorar a autoestima e a interação dos surdos com outros alunos. "É indispensável tornar acessível o conteúdo para as crianças no ambiente escolar. Além de promover a inclusão, é uma forma de conscientizar os outros de que todos têm igual potencial em muitas atividades e são importantes para a sociedade", afirma.

Publicidade


Animações como A bailarina que virou jogadora de futebolVamos combater a dengueLancheira saudável Menina e Menino, que falam sobre realização de sonhos, cuidados com a saúde e o meio ambiente, são algumas que podem ser assistidas com tradução em libras.


"A ferramenta tem o compromisso de abrir portas que antes não se abriam para as crianças que têm alguma dificuldade. Acreditamos que a inclusão é essencial na educação. O Criando Juntos 
tem o objetivo de trazer muita informação para todas as crianças, sem distinções. E o melhor: os próprios alunos criam as histórias e vivenciam o tema aprendendo a lidar com as diferenças", finaliza Gilberto Barroso, o fundador da startup.

Publicidade


Segue abaixo os links de acesso para mais algumas animações com áudio descrição:

A menina que lutou pelos seus direitos

A alegria e a tristeza

A Boneca

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade