Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

STJ libera divulgação dos resultados do Sisu

Paulo Saldaña e Reynaldo Turollo Jr. - Folhapress
28 jan 2020 às 21:00
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, atendeu a um pedido do governo Bolsonaro e liberou, na tarde desta terça-feira (28), a divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Na segunda-feira (27), a AGU (Advocacia-Geral da União) protocolou um recurso no tribunal para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O governo pediu a suspensão de uma decisão do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que havia mantido a determinação da Justiça Federal em São Paulo, da última sexta (24), de não permitir a divulgação da lista devido a problemas em correções de provas do Enem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


O cronograma oficial previa a liberação dos aprovados nesta terça (28), mas a divulgação foi barrada. Com a nova decisão judicial, o MEC (Ministério da Educação) pode divulgar as listas de aprovados nas instituições que usam o Enem como vestibular. Além disso, também pode abrir as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos), também previstas para esta terça.

Publicidade


O MEC promete informar ainda nesta terça o novo cronograma dos programas.


Para o ministro Noronha, a possibilidade de notas específicas do Enem serem revistas não pode impossibilitar o acesso às vagas oferecidas e prejudicar o início das atividades acadêmicas nas instituições públicas e privadas do país.

Publicidade


"Já são milhares os estudantes apreensivos, sem saber para qual curso foram selecionados e em qual instituição de ensino ingressarão. Suas famílias, obviamente, também estão ansiosas sem saber para onde seus filhos irão", afirmou.


O governo alegou ao STJ que as notas do Enem são utilizadas em outros programas do Ministério da Educação e que, por essa razão, a decisão anterior da Justiça, "que suspendeu o cronograma do Sisu, por suposto problema nas correções de algo próximo a 6.000 provas de candidatos do Enem (erros nos cartões-resposta que correspondem a aproximadamente 0,15% do total de inscritos)" gera impactos também no Prouni e no Fies (financiamento estudantil).

Publicidade


Ainda segundo o governo, "o Sisu visa disponibilizar 237.128 vagas em 128 instituições públicas, com a média de 2,4 milhões de estudantes". O dano à ordem pública, sustentou A AGU, já ocorreria na medida em que "algumas universidades públicas decidiram por suspender o cronograma de ingresso pelo Sisu, justamente em virtude da insegurança criada pela decisão vergastada quanto à validade das notas do Enem".


Noronha considerou que o dano é grave e de enorme potencialidade lesiva. "Ao que parece, faltou diálogo. A DPU [Defensoria Pública da União] supõe (ou teme) que os estudantes possam ter sido prejudicados, seja porque os que reclamaram das notas não tiveram seus pleitos respondidos, seja porque a revisão das provas pode ter impactado a valoração das questões de acordo com a teoria da resposta ao item", escreveu o ministro.

Publicidade


"O MEC e o Inep [instituto que faz o Enem], pelo que se depreende, pecaram pela deficiente comunicação com a sociedade em geral e, em específico, com os órgãos encarregados da defesa dos interesses difusos e coletivos (MPF [Ministério Público Federal] e DPU)."


O ministro concluiu afirmando que, "se erros pontuais e individuais houve, certamente que devem ser sanados pelas vias próprias". "Contudo, a simples possibilidade de rever nota específica não pode servir de substrato para impossibilitar o acesso de milhares a vagas já ofertadas e o início das atividades acadêmicas nas mais variadas entidades públicas e privadas."

Publicidade


No Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão do STJ. "A última liminar caiu, então, prossegue aí a seleção", disse.
A Justiça Federal em São Paulo havia determinado a suspensão da etapa de seleção do Sisu após o término do período de inscrição, que foi no domingo (26), atendendo a um pedido da Defensoria Pública da União.


A Justiça também havia determinado que o Inep, instituto responsável pelo Enem, comprovasse que a revisão das notas nas quais foram encontradas falhas foi considerada para a readequação das notas de todos os candidatos e que todos os que pediram a revisão tiveram o pedido reavaliado, ainda que não atendido, e receberam resposta.

Publicidade


Segundo levantamento da AGU, foram ajuizadas em todo o país 41 ações referentes aos problemas do Enem 2019.


A Justiça concedeu liminar em cinco desses processos. Por outro lado, quatro ações foram indeferidas pela Justiça, incluindo a ação civil pública promovida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais.


O Inep não informou quantos candidatos tiveram suas notas revisadas, seja por causa de ações judiciais ou por iniciativa do próprio governo.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, aceitou um pedido feito pelo Twitter e determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber reclamação do pai dela -que nas redes sociais se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade