23/06/21
PUBLICIDADE
Rede Estadual do Paraná

Tecnologias da Celepar ajudam a monitorar o retorno às aulas presenciais

Celepar
Celepar


Nesta segunda e terça-feira (10 e 11), aproximadamente 20 colaboradores da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) estão monitorando todos os links de internet, as conexões, os tráfegos de dados, os bancos de dados, os portais da Secretaria de Educação e do Esporte. Também estão sendo monitorados o Registro de Classe Online e o Aula Paraná, aplicativo com diversos recursos, que permite ao professor, a partir do smartphone ou tablet, organizar suas ações pedagógicas e aumentar a interatividade com colegas, alunos e a escola onde trabalha.

O monitoramento acontece em tempo real e é acompanhado de perto pelos especialistas das diversas áreas da Celepar para garantir a qualidade do recebimento de dados digitais pelos alunos e professores que estão nas escolas estaduais. Em caso de alguma intercorrência, as equipes atuam para sanar imediatamente a possível falha em qualquer escola, de qualquer região do Estado.

"Esse trabalho do nosso time é muito importante para garantir o retorno das aulas nesse modelo híbrido”, diz o diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura. "O trabalho garante que os alunos em sala de aula possam acessar os computadores e internet e quem está em casa possa interagir com os professores que estão em sala de aula. É a tecnologia aliada da Secretaria de Educação nessa gestão de excelência”, afirma Moura.

Monitoramento - Para o diretor de operações da Celepar, Marco Bonato, o processo de monitoramento é importante para garantir a atuação imediata em caso de algum problema. "Serve também para analisarmos o funcionamento da infraestrutura de comunicação da Secretaria de Educação, atuando na solução de possíveis gargalos causados pelo grande volume de dados gerados no modelo híbrido de aula", explica Bonato.

Meio milhão de acessos - Na segunda-feira, primeiro dia da retomada das aulas na rede estadual de ensino, foram 500 mil acessos por segundo em conexões a sistemas das escolas e mais de 4 mil usuários conectados na rede de professores, acessada dentro dos colégios estaduais.

Streaming de aulas - Além de todo o monitoramento de dados, da rede e de aplicativos, outra ação importante é realizada para garantir a qualidade da transmissão das imagens que chegam pelas aulas gravadas pelos professores.

Todo o armazenamento, tráfego e transmissão também acontece pela Celepar e qualquer oscilação é rapidamente identificada para garantir que o aluno ao acessar a vídeo pelo celular, computador ou tablet tenha uma aula de qualidade.
Redação Bonde com AEN
PUBLICIDADE
Continue lendo
Tratamento de resíduos têxteis

Startup incubada na Intuel atua na logística reversa de tecidos de nylon

23 JUN 2021 às 17h48
Livros do Vestibular UEL

Literatura na Biblioteca debate a obra "A palavra algo” na próxima semana

23 JUN 2021 às 17h26
Cosméticos com antioxidantes

UEL conquista licenciamento de produtos dermocosméticos à base de Levana Microbiana

23 JUN 2021 às 16h45
Inscrições são gratuitas!

Núcleo EaD da UEL abre processo seletivo de cadastro reserva para professor

23 JUN 2021 às 16h32
Veja como se matricular

Ensino Médio EJA agora pode ser concluído em um ano e meio; matrículas estão abertas

23 JUN 2021 às 16h16
Autodidata dá dicas no YouTube

Estudante baiano comemora ida a universidade alemã com ajuda de vaquinha

23 JUN 2021 às 15h50
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados