Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rede Estadual do Paraná

Tecnologias da Celepar ajudam a monitorar o retorno às aulas presenciais

Redação Bonde com AEN
11 mai 2021 às 17:39
- Celepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta segunda e terça-feira (10 e 11), aproximadamente 20 colaboradores da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) estão monitorando todos os links de internet, as conexões, os tráfegos de dados, os bancos de dados, os portais da Secretaria de Educação e do Esporte. Também estão sendo monitorados o Registro de Classe Online e o Aula Paraná, aplicativo com diversos recursos, que permite ao professor, a partir do smartphone ou tablet, organizar suas ações pedagógicas e aumentar a interatividade com colegas, alunos e a escola onde trabalha.


O monitoramento acontece em tempo real e é acompanhado de perto pelos especialistas das diversas áreas da Celepar para garantir a qualidade do recebimento de dados digitais pelos alunos e professores que estão nas escolas estaduais. Em caso de alguma intercorrência, as equipes atuam para sanar imediatamente a possível falha em qualquer escola, de qualquer região do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Esse trabalho do nosso time é muito importante para garantir o retorno das aulas nesse modelo híbrido”, diz o diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura. "O trabalho garante que os alunos em sala de aula possam acessar os computadores e internet e quem está em casa possa interagir com os professores que estão em sala de aula. É a tecnologia aliada da Secretaria de Educação nessa gestão de excelência”, afirma Moura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Crianças e adolescentes que chegam com sono nas escolas preocupam especialistas

Imagem de destaque
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Imagem de destaque
Diferença de gêneros

Mulheres precisam de menos exercícios do que os homens para uma vida mais longa, diz pesquisa

Imagem de destaque
Aprovados

UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024


Monitoramento - Para o diretor de operações da Celepar, Marco Bonato, o processo de monitoramento é importante para garantir a atuação imediata em caso de algum problema. "Serve também para analisarmos o funcionamento da infraestrutura de comunicação da Secretaria de Educação, atuando na solução de possíveis gargalos causados pelo grande volume de dados gerados no modelo híbrido de aula", explica Bonato.

Publicidade


Meio milhão de acessos - Na segunda-feira, primeiro dia da retomada das aulas na rede estadual de ensino, foram 500 mil acessos por segundo em conexões a sistemas das escolas e mais de 4 mil usuários conectados na rede de professores, acessada dentro dos colégios estaduais.


Streaming de aulas - Além de todo o monitoramento de dados, da rede e de aplicativos, outra ação importante é realizada para garantir a qualidade da transmissão das imagens que chegam pelas aulas gravadas pelos professores.

Todo o armazenamento, tráfego e transmissão também acontece pela Celepar e qualquer oscilação é rapidamente identificada para garantir que o aluno ao acessar a vídeo pelo celular, computador ou tablet tenha uma aula de qualidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade