21/01/21
PUBLICIDADE
Saiba mais

UEL cria página com dados atualizados da Covid-19

Professores do Departamento de Estatísticas do CCE (Centro de Ciências Exatas), da UEL (Universidade Estadual de Londrina), criaram uma página no site da instituição para atualizar as informações sobre a Covid-19. A página pode ser acessada AQUI e reúne informações sobre o número de doentes e mortes causadas nesta pandemia.

Arquivo FOLHA
Arquivo FOLHA


O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, explica que o objetivo da ação - iniciativa de professores do departamento - é construir um canal de informação sobre a atual situação da doença com enfoque no estado do Paraná. O trabalho começou na segunda-feira (13) e atualização será feita diariamente.

Costa explica que a página da UEL tem como base os dados divulgados pelo site Brasil.io, que é um repositório de dados públicos e reúne números das secretarias de saúde dos estados brasileiros. "Cada estado solta seu boletim, independentemente, e o pessoal desse site -Brasil.io - faz a junção de todas as informações e as disponibiliza [ao público]. A gente atualiza todo dia, mas depende do site atualizar a sua base de dados".

A página do CCE parte das estimativas da população, sistematizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo como base o ano de 2019. O site conta com seis abas: Resumo, Tabelas Dinâmicas, Linhas de Tendência, Mapas e Contatos. "A página é informativa, com base nos dados confirmados pelas secretarias de saúde. Não temos como objetivo fazer previsões futuras", comenta o professor.

A partir dos dados coletados pela equipe, os professores geram importantes informações, que podem mudar conforme o comportamento do vírus e da doença. Esse cenário está ligado diretamente às medidas de prevenção para conter o coronavírus, como o isolamento social. Por exemplo, os cinco municípios paranaenses com maior taxa de letalidade, ou seja, de morte por Covid-19, em 13 de abril, são: Curitiba, Campo Mourão, Londrina, Maringá e Cascavel.

Na aba "Mapas", o internauta pode verificar os municípios do Paraná que têm casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus e, também, o número de mortes por Covid-19. Basta passar o cursor em cima do mapa de cada município do estado. Quanto mais escura a cor do município, maior o número de casos e mortes pela doença. O trabalho conta com a colaboração do estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado), Gabriel Danilo Shimizu.
Redação Bonde com Agência UEL
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Fique atento!

Últimos dias para inscrições da Educação de Jovens e Adultos do Sesc PR

20 JAN 2021 às 17h40
Confira!

Justiça mantém provas do Enem no próximo domingo

20 JAN 2021 às 17h13
Confira!

Governo detalha regras de incentivo à pesquisa em Ciência e Tecnologia

20 JAN 2021 às 16h21
Se tiver coragem!

Saiba como prever sua nota no Enem

20 JAN 2021 às 15h45
Saiba como participar!

Cursos gratuitos no WhatsApp ajudam microempreendedores

20 JAN 2021 às 15h00
Mantenha o foco!

Saiba como se preparar para o segundo dia de provas do Enem

20 JAN 2021 às 08h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados