Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja em quais quesitos!

UEL é a melhor Universidade Estadual Paranaense, segundo o THE Latin America 2021

Redação Bonde com Agência UEL
14 jul 2021 às 16:48
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a Universidade Estadual Paranaense melhor colocada no THE (Times Higher Education) – LatinAmerica 2021, divulgado nesta terça-feira (13) em evento sediado na USP (Universidade de São Paulo) e transmitido em formato virtual para todo o país. Além desta posição importante, a Universidade conquistou o 47º lugar na classificação geral, posicionando-se no 28º lugar em todo o país. Em 2021 foram avaliadas um total 177 Instituições de Ensino Superior na América Latina e no Caribe.


De acordo com a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento) da UEL, professora Elisa Emi Tanaka Carloto, a UEL alcançou notas de destaque nos quesitos Relação com Empregadores (renda da indústria), Pesquisa e Ensino. A avaliação considerou cinco itens – Citação Internacional (nota 36,3), Renda da Indústria (84,2), Perspectiva Internacional (23,3), Pesquisa e Ensino empatados com nota 66,6.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a professora Elisa, o item melhor avaliado em 2021 – Renda da Indústria, com nota superior a 84 -, representa o esforço da instituição no trabalho de transferência do conhecimento, desenvolvimento de novas patentes, geração de Royalties e demais aspectos ligados à cadeia produtiva nas mais diversas áreas. Neste quesito a UEL pulou de 35,3 em 2020 para 84,2 na mais recente pesquisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Bacharelado, tecnológico...

UEL tem quase 1 mil vagas remanescentes; universidades do PR somam quase 9 mil oportunidades

Imagem de destaque
Saiba mais

Cientistas da Itália descobrem vulcões submarinos na Antártida

Imagem de destaque
Incentivo para estudantes

Começa o pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia


"Foi um aumento de mais de 100%, que reflete a política de inovação da UEL considerando o Ensino, a Pós-graduação e o relacionamento que mantemos com o setor produtivo, uma mudança de mentalidade que começa a aparecer e gerar novos frutos”, avaliou a diretora. Ela enumera que a UEL tem participado ativamente das chamadas Governanças de Londrina, dos Conselhos Municipal e Estadual de Inovação.


Inovação e Tecnologia - Outro fator que reflete a excelente nota é a presença da Aintec (Agência de Inovação Tecnológica) da UEL que desenvolve um trabalho de reconhecido no Paraná, se posicionando entre mais influentes. A Universidade mantém ainda cerca de 15 Empresas Juniores instaladas em diversos cursos de graduação e uma presença forte na comunidade marcada pelos órgãos suplementares. "Tivemos um aumento de nota nos quesitos ensino e pesquisa, fruto também do relacionamento da Instituição com a sociedade por meio de todos esses órgãos externos”, considerou a professora Elisa.

As Universidades brasileiras melhores avaliadas este ano foram a USP, Unicamp e Unesp, que permanecem em 1º, 2° e 3º lugares. O Latin America University Rankings foi lançado há cinco anos e representa um dos indicadores acadêmicos científicos mais prestigiados por avaliar indicadores como ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios que têm pesos diferentes para a nota final.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade