Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja em quais quesitos!

UEL é a melhor Universidade Estadual Paranaense, segundo o THE Latin America 2021

Redação Bonde com Agência UEL
14 jul 2021 às 16:48

Compartilhar notícia

- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é a Universidade Estadual Paranaense melhor colocada no THE (Times Higher Education) – LatinAmerica 2021, divulgado nesta terça-feira (13) em evento sediado na USP (Universidade de São Paulo) e transmitido em formato virtual para todo o país. Além desta posição importante, a Universidade conquistou o 47º lugar na classificação geral, posicionando-se no 28º lugar em todo o país. Em 2021 foram avaliadas um total 177 Instituições de Ensino Superior na América Latina e no Caribe.


De acordo com a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento) da UEL, professora Elisa Emi Tanaka Carloto, a UEL alcançou notas de destaque nos quesitos Relação com Empregadores (renda da indústria), Pesquisa e Ensino. A avaliação considerou cinco itens – Citação Internacional (nota 36,3), Renda da Indústria (84,2), Perspectiva Internacional (23,3), Pesquisa e Ensino empatados com nota 66,6.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a professora Elisa, o item melhor avaliado em 2021 – Renda da Indústria, com nota superior a 84 -, representa o esforço da instituição no trabalho de transferência do conhecimento, desenvolvimento de novas patentes, geração de Royalties e demais aspectos ligados à cadeia produtiva nas mais diversas áreas. Neste quesito a UEL pulou de 35,3 em 2020 para 84,2 na mais recente pesquisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova lei

Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus


"Foi um aumento de mais de 100%, que reflete a política de inovação da UEL considerando o Ensino, a Pós-graduação e o relacionamento que mantemos com o setor produtivo, uma mudança de mentalidade que começa a aparecer e gerar novos frutos”, avaliou a diretora. Ela enumera que a UEL tem participado ativamente das chamadas Governanças de Londrina, dos Conselhos Municipal e Estadual de Inovação.


Inovação e Tecnologia - Outro fator que reflete a excelente nota é a presença da Aintec (Agência de Inovação Tecnológica) da UEL que desenvolve um trabalho de reconhecido no Paraná, se posicionando entre mais influentes. A Universidade mantém ainda cerca de 15 Empresas Juniores instaladas em diversos cursos de graduação e uma presença forte na comunidade marcada pelos órgãos suplementares. "Tivemos um aumento de nota nos quesitos ensino e pesquisa, fruto também do relacionamento da Instituição com a sociedade por meio de todos esses órgãos externos”, considerou a professora Elisa.

As Universidades brasileiras melhores avaliadas este ano foram a USP, Unicamp e Unesp, que permanecem em 1º, 2° e 3º lugares. O Latin America University Rankings foi lançado há cinco anos e representa um dos indicadores acadêmicos científicos mais prestigiados por avaliar indicadores como ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios que têm pesos diferentes para a nota final.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo