A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a universidade mais bem colocada entre as Instituições Estaduais da Região Sul no Índice Geral de Cursos (IGC) 2016, de acordo com o resultado oficial, publicado na última segunda-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU).
O IGC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), é um indicador da qualidade do ensino superior. Nesta edição, foram analisadas 230 universidades públicas e privadas de todo o país. No âmbito nacional, a UEL é 5ª universidade estadual e a 27ª colocada na classificação geral.
De acordo com o MEC, a avaliação dos cursos considera o chamado IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representa uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, entre eles o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que mede o desempenho dos concluintes e dos ingressantes. Também são avaliadas informações como corpo docente, infraestrutura e o programa pedagógico.
Leia mais:
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Em 2016, o Enade avaliou 11 cursos de graduação da UEL. Deste total, 10 alcançaram os conceitos 4 e 1 conceito 3. Já o IGC considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já na pós-graduação é utilizada a Nota Capes.
A boa classificação da UEL reflete o chamado IGC Contínuo, que subiu de 3,5981 para 3,6007, o que manteve a classificação perante as demais IES do Paraná, permanecendo na faixa 4. A tabela referente ao IGC 2016 está disponível no endereço no Portal Inep.
Classificação
No Estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição pública mais bem colocada (18ª posição no geral). Em seguida estão classificadas a UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).