Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Começa nesta terça

UEL sedia evento para difusão da Cultura Surda

AEN-PR
10 fev 2020 às 16:24
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é sede de um dos maiores e mais importantes eventos da área da cultura surda. Trata-se da SIDCS (2ª Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda), realizada totalmente em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que será aberta nesta terça-feira (11), às 8 horas, no Campus Universitário.

A edição deste ano é internacional em função da parceria estabelecida com a Gallaudet University (EUA), única universidade do mundo que desenvolve programas para pessoas surdas. A palestra de abertura, marcada para 19 horas, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais e Aplicados, será ministrada por Matthew Malzkuhn e Niesha Washington-Shepard, da instituição americana, por meio de videoconferência. Confira a programação completa no endereço - Semana de Difusão da Cultura Surda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


RENOME

Leia mais:

Imagem de destaque
Especial LED

Lázaro Ramos é escalado pela Globo para apresentar especial de educação na emissora

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
Saiba mais

Inscrições para concurso da Caixa terminam nesta segunda; saiba como participar

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


Com programação até 14 de fevereiro, a Semana conta com palestrantes de renome, como a atual diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, do Ministério da Educação, Karin Lilian Strobel, e os professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Ronice Muller de Quadros e Rodrigo Rosso Marques. As palestras serão ministradas no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais e Aplicados.

Publicidade


Além disso, serão realizados minicursos, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. O local escolhido para estas atividades é o Centro de Educação, Comunicação e Artes.


CARÊNCIA

Publicidade


Um dos organizadores do evento, o economista João Gabriel de Araujo Oliveira, idealizador da Semana, afirma que existe uma carência de eventos destinados aos surdos, que sejam totalmente acessíveis, na região norte do Paraná.


Por este motivo, o SIDCS 2020 é realizado 100% em Libras e traduzido para o Português. Com a internacionalização, haverá ainda palestra em ASL American Sign Language, que será traduzido para Libras e Português.

Publicidade


"Este evento dá oportunidade aos membros da comunidade desta região o direito de organizar, participar, ser palestrante ou professor de minicurso, o que mostra sua grande relevância, não apenas no meio acadêmico, mas para que a sociedade em geral tenha conhecimento das lutas e vitórias desta comunidade", afirma João Gabriel.


Também fazem parte da coordenação do evento as professoras Cleusa Camargo de Oliveira e Thalita Gabriela Comar Charallo, do Departamento de Educação da UEL, e a pedagoga Franciele Oga Moreira.

Mais informações no site da Semana Cultura Surda, ou na página do SIDCS


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade