Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mobilidade internacional

UEM muda resolução e facilita estágio dos alunos em qualquer continente

Redação Bonde com AEN
14 jul 2021 às 15:41
- UEM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) está com sistema mais simples para a realização de estágio no Exterior, tanto o curricular supervisionado (obrigatório) quanto o não obrigatório (opcional), respeitadas as condições sanitárias do momento de pandemia.


De acordo com uma nova resolução (acesse aqui) do CEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), estudantes de graduação e especializações interessados devem preencher um requerimento protocolizado à ETG (Divisão de Estágios) da PEN (Pró-Reitoria de Ensino).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A assessora da DEG (Diretoria de Ensino de Graduação), Vânia de Fátima Matias de Souza, explica que, embora o processo esteja facilitado, continuam vigentes questões burocráticas necessárias, como apresentação de documentos pessoais, plano de estágio, termo de compromisso firmado entre a UEM e a unidade do estágio, professor orientador, supervisor in loco, anuência do coordenador de estágio do curso, parecer do ECI (Escritório de Cooperação Internacional), além de seguros de vida e de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


O estágio no Exterior sempre é assessorado pelo ECI da UEM, o qual prestará apoio ao aluno com relação às oportunidades de internacionalização e intermediará acordos internacionais. Os estagiários deverão arcar com custos de passagens, transporte local, moradia, alimentação e seguros, podendo solicitar à instituição promotora do estágio alguma eventual ajuda de custo.

Publicidade


A nova resolução do CEP também prevê que universitários estrangeiros venham ao Brasil para fazer estágio na UEM.


Vivências – Luana Manchenho, que cola grau nesta quinta-feira (15) em Engenharia Civil pela UEM, sabe bem da importância de um estágio fora. Fez mobilidade internacional de um ano na França, entre julho de 2019 e julho de 2020, com meio ano para aula e meio ano para estágio. Estudou na Universidade de Tecnologia de Compiègne, a pouco mais de uma hora de Paris. O estágio foi na capital, em canteiro de obra.

Publicidade


"Foi uma experiência muito boa por ter tido contato com outra cultura, aprimorado meu francês, ter conhecido muitas pessoas e ter ampliado meu campo de visão das oportunidades para além do Brasil. São tantas coisas boas que passei, e também dificuldades que tive que superar e solucionar sozinha, que digo que existe uma Luana antes e outra depois do intercâmbio”, disse.


Matheus Marquezini colará grau em Agronomia pela UEM na semana que vem. Como a cerimônia será pela internet, conseguirá participar, porque está na Bolívia. Em janeiro, ele e quatro colegas de UEM foram lá para estagiar. Mesmo com o estágio tendo terminado em junho, ele resolveu continuar na Bolívia para buscar oportunidades profissionais.

Publicidade


"Cresci muito profissionalmente, mas pessoalmente foi o principal. No início, a adaptação foi difícil, mas foi uma experiência completa, que enriquece meu currículo e minha vida”, afirmou Marquezini, com destaque à vivência cultural e do idioma espanhol.


O formando em Agronomia Thiago Bento resolveu continuar desbravando a América: da Bolívia foi aos Estados Unidos, onde está há pouco mais de um mês morando em Grand Island, no Nebraska. Ele é trainee nas Fazendas Layher, na cidade vizinha de Wood River.


"As culturas bolivianas e norte-americanas são muito diferentes, mas tanto lá quanto aqui está sendo engrandecedor para mim como pessoa e profissional”, destacou. Bento participa do Mast International da Universidade de Minnesota, programa com duração de até um ano e meio. "Cuido da manutenção e programação da irrigação, avaliação das culturas de milho, soja e milho-semente para a Bayer. Além disso, ajudo na manutenção de maquinário e tudo o que a fazenda necessita”, acrescentou.

Transformação – Renato Leão, assessor do ECI, destaca que toda experiência de mobilidade internacional é transformadora. "Alunos de graduação e de pós-graduação da UEM no Exterior e alunos estrangeiros na UEM têm experimentado isso, seja de modo presencial ou remoto. O estágio realizado no Exterior acrescenta à vivência em outro país e em outra cultura a experiência profissional em uma instituição ou empresa atuante na arena global. Certamente, será um diferencial na carreira deste profissional”, arrematou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade