Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Unicentro terá novo centro especializado em reabilitação

Redação Bonde com AEN
15 abr 2021 às 09:52
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foi contemplada em um edital do Ministério da Saúde e recebeu o credenciamento para a instalação de um CER (Centro Especializado em Reabilitação) para três modalidades: reabilitação física, visual e intelectual, além da aprovação para a construção de uma clínica ortopédica. O complexo funcionará no campus Cedeteg e atenderá os municípios da 5ª e 6ª Regionais de Saúde do Paraná, com sedes em Guarapuava e União da Vitória.


A Unicentro já conta com um serviço de reabilitação física, o projeto Órtese e Prótese. A solicitação para a construção do centro foi feita junto ao Ministério da Saúde e terá vínculo com esse projeto, que é coordenado pela docente do Departamento de Enfermagem, Maria Regiane Trincaus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Hoje temos esse projeto Órtese e Prótese, que atende somente a reabilitação física. Então precisávamos atender outras modalidades de reabilitação, aí entra o CER III, que é um centro especializado em reabilitação de três modalidades: a reabilitação física, que já fazemos, e passaremos a fazer a reabilitação visual e intelectual”, explicou Maria Regiane.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


"Com a habilitação do CER III, tivemos direito de receber, também, o recurso para a construção da oficina ortopédica. Ambos os investimentos vêm do Ministério da Saúde, que fez o repasse para a Secretaria estadual de Saúde que, por sua vez, repassará para a Unicentro fazer a construção dos dois prédios”, acrescentou.

Publicidade


Para a construção do CER III serão disponibilizados cerca de R$ 5,1 milhões, além de mais R$ 822 mil de recursos para a construção da oficina ortopédica, onde será possível produzir as próteses customizadas no próprio campus Cedeteg.


"Com o recurso da oficina ortopédica a intenção é passarmos a produzir as órteses e próteses aqui mesmo. Hoje a gente depende de empresas terceirizadas que vêm uma vez por mês, tiram o molde, levam para os seus municípios de origem e, 30 dias depois, fazem a entrega. Com a implantação da oficina, teremos produção própria, muito mais ágil para o paciente, tanto o molde, quanto a entrega e os eventuais ajustes”, explicou Maria Regiane.

Publicidade


A previsão para a entrega da obra é de pouco mais de três anos e, após a instalação dos equipamentos, será possível atender os 29 municípios da 5ª e 6ª regionais de Saúde do Estado.


Após o prédio construído e equipado, a Unicentro solicitará a habilitação para o Ministério da Saúde. O centro passará também a receber um recurso mensal para a manutenção e custeio desse serviço. "A princípio continuaremos atendendo a 5ª Regional de Saúde, que são os nossos 20 municípios, e mais os nove municípios da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória. Se houver interesse, é possível fazer contratualização com outras regionais", afirmou.

Publicidade


Reonhecimento


Para o reitor da universidade, Fábio Hernandes, a Unicentro ter sido contemplada neste edital prova o reconhecimento do trabalho realizado há 18 anos pelo projeto Órtese e Prótese no Paraná. "Para a Unicentro é uma alegria, pois poucas foram as instituições contempladas por meio deste edital e nós somos uma das únicas da Região Sul do País”, destacou. "Isso mostra que o nosso projeto de reabilitação física é referência e com certeza continuaremos sendo exemplo nesta modalidade e também na reabilitação intelectual e visual”.

Publicidade


Ele destacou, ainda, o ganho para a comunidade universitária, já que haverá mais campos de estágio aos estudantes da área da Saúde e novas áreas de pesquisa e de extensão. "Os nossos estudantes só têm a ganhar”, completou.


O diretor do campus Cedeteg, Ricardo Myahara, disse que a Unicentro se tornará um polo de qualificação multiprofissional pela atuação conjunta de projetos de ensino, pesquisa e extensão.


"O CER III terá uma importância muito grande para atender os pacientes da nossa região e do Estado, tornando o campus Cedeteg da Unicentro referência no País também nesta área. Muito em breve os acadêmicos da área de saúde terão oportunidades de ser muito bem qualificados, de ter a experiência profissional em um centro de referência nacional. Também os dos cursos de pedagogia, serviço social, na área de engenharia e tecnologia serão beneficiados pela oportunidade de atuar dentro de um centro que trabalha com tecnologias de ponta”, afirmou.

Com relação à atuação acadêmica no Centro de Reabilitação, Maria Regiane destacou que, além dos cursos da área de Saúde já atuantes, outras áreas do conhecimento serão essenciais. "Temos os cursos já presentes: Enfermagem, Fisioterapia, a Fonoaudiologia. Poderia estar atuando aqui a Psicologia, o Serviço Social, a Medicina. Haverá também atuação da Pedagogia, principalmente na questão da reabilitação intelectual", arrematou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade