Pesquisar

Canais

Serviços

Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Ensino à distância

MEC disponibiliza planos de aula de educação física para o ensino médio

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 abr 2021 às 10:50
Continua depois da publicidade


O MEC (Ministério da Educação) e o professor Ricardo Catunda, doutor da Universidade Estadual do Ceará, oferecem um material exclusivo com planos de aula para o ensino médio. O conteúdo está disponível gratuitamente e pode ser utilizado em aulas on-line ou presenciais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Todas as atividades físicas sugeridas seguem o conceito das metodologias ativas, na qual os estudantes se tornam protagonistas do processo de aprendizagem. Os temas incluem, por exemplo, formas diferentes de se alongar, circuito adaptado de parkour, desafios de ginástica e capoeira. Não é necessária nenhuma estrutura especial na escola ou em casa para a execução dos planos de aula.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


"As metodologias ativas desenvolvem a confiança e autonomia dos estudantes, aspectos essenciais neste período de pandemia”, explica o professor Catunda. "Nossa ideia foi trazer propostas de atividades que podem ser testadas, adaptadas e reformuladas pelos professores, de acordo com o perfil de cada turma.”


Além dos planos de aula, o material apresenta um modelo autoavaliação ou avaliação entre pares pelos estudantes. Segundo Renato de Oliveira Brito, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, muitas vezes é difícil convencer os estudantes mais velhos a se exercitarem. "Esse material traz ideias divertidas e criativas, que vão chamar a atenção dos jovens”, conta ele.


O download gratuito do conteúdo pode ser realizado por meio do link: https://impulsiona.org.br/ideias-ensino-medio

Continua depois da publicidade


Sobre as Metodologias Ativas no ensino médio

Nessa forma de ensino, o professor atua como facilitador para que o estudante pesquise, reflita e decida o que fazer para atingir os objetivos de aprendizado estabelecidos.


Entre os benefícios das metodologias ativas estão trabalho em equipe e comunicação, tomada de decisões e liderança, resolução de problemas e criatividade, gestão do tempo e recursos. Aspectos essenciais para o futuro acadêmico ou profissional dos estudantes.

Professores que queiram se aprofundar no tema podem acessar o curso gratuito sobre Metodologias Ativas na educação física pelo link: https://impulsiona.org.br/metodologias-ativas-educacao-fisica


Continue lendo