Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
UEL em 21º lugar

Universidades paranaenses estão entre as melhores do país

AEN-PR
12 dez 2019 às 18:47
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As sete universidades estaduais do Paraná mantiveram o bom desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada nesta quarta-feira (11), que indica a qualidade do ensino superior brasileiro. Foram seis universidades com conceito 4 e uma com conceito 3, em uma escala que vai de 1 a 5.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC, as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão entre as mais bem colocadas no Índice Geral de Cursos (IGC) 2018.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O IGC é desenvolvido com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. O indicador é responsável por sintetizar a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

Leia mais:

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Enfrentamento ao racismo

Escolas com mais alunos negros têm piores estruturas, aponta estudo


"A classificação evidencia um posicionamento de destaque das nossas universidades estaduais no Brasil. Toda a comunidade acadêmica das estaduais está comprometida com uma educação pública, de qualidade e voltada para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Publicidade


No cenário nacional, a UEL ocupa a 21ª colocação entre as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) brasileiras, consolidando-se como a segunda melhor do Paraná, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).


"A manutenção da nossa posição do ranking é fruto do trabalho de professores, estudantes e técnicos que garantem uma boa formação universitária. Somos uma universidade consolidada na qualidade”, disse o reitor da UEL, Sérgio Carvalho.

Publicidade


O Inep também avaliou 11 cursos de graduação da UEL, considerando o IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representa uma média de diferentes medidas da qualidade. Destes cursos avaliados, oito apresentaram nota quatro, sendo considerados muito bons.


O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

Publicidade


Em 2018 foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.


A UEM está em 25ª lugar entre as universidades públicas brasileiras avaliadas. Entre as paranaenses, é a terceira melhor. O CPC avaliou 12 cursos da instituição e 7 deles conquistaram o conceito 4.

Publicidade


Pela primeira vez na história, a UENP alcançou o conceito 4 no IGC figurando entre as 30 melhores instituições de ensino do Paraná. A universidade teve quatro cursos avaliados, um com conceito 4 e três com nota 3.


A reitora da UENP, Fátima Padoan, destacou o trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica. "O índice traduz o crescimento da UENP no decorrer dos anos. Isso é reflexo do trabalho interno e de investimentos realizados pelo Governo do Estado”.

Publicidade


Ao todo, 1.769 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos avaliados, entre universidades, faculdades, institutos, centros universitários e centros federais de educação tecnológica.


Das 34 universidades estaduais avaliadas, a Unicentro foi considerada a 6ª melhor do país, seguida pela Unioeste em 7ª. As duas universidades estão entre as 30 melhores instituições públicas brasileiras. A Unicentro também teve 17 cursos avaliados, 12 com nota 4. Dos 17 cursos da Unioeste 9 conquistaram o conceito 4.

Publicidade


"A Unicentro está muito orgulhosa com a avaliação dos cursos, bem acima da média nacional. Isso é fruto de um trabalho bem articulado entre professores, funcionários e alunos. É um resultado expressivo que garante destaque no cenário estadual e nacional”, afirmou o reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio.


A UEPG figura entre as 10 melhores instituições estaduais do Brasil e entre as 47 melhores universidades públicas. Dos 10 cursos avaliados, 5 estão classificados com conceito 4. "A presença da UEPG entre as 10 melhores estaduais do Brasil revela a força do ensino superior paranaense e demonstra que o investimento no sistema estadual traz resultados, como os demonstrados pela avaliação”, destacou o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.


A Unespar aparece entre as 86 melhores instituições públicas com 13 cursos nota 4 e 3.


RECREDENCIAMENTO – As cinco universidades estaduais estão passando pelo processo de Recredenciamento Institucional. Esse procedimento é requerido pelo Conselho Estadual de Educação e é coordenado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O recredenciamento ocorre a cada dez anos e, de acordo com a legislação vigente, busca garantir a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica ofertadas pela instituição. A UENP e a Unespar já tiveram o processo concluído.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade