Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retorno presencial

USP vai exigir vacinação de aluno e professor para volta à aula em 4 de outubro

Folhapress
13 ago 2021 às 08:54
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A USP (Universidade de São Paulo) planeja voltar com as aulas presenciais em 4 de outubro para os alunos e professores que tiverem recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Para o retorno presencial, a reitoria informou que vai exigir a apresentação do cartão de vacinação de todos os membros da comunidade acadêmica. Eles só poderão voltar 14 dias após terem recebido a segunda dose ou dose única.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Unesp e Unicamp também avaliam a volta das aulas presenciais quando todos estiverem completamente vacinados, mas ainda não definiram data.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


As universidades já estão autorizadas a ofertar aulas presenciais no estado de São Paulo, com até 60% da capacidade para todos os cursos. As três instituições estaduais, no entanto, optaram por esperar até que todos os alunos estivessem imunizados.

Publicidade


Ainda que já tenha definido data para o retorno das aulas, a reitoria da USP destaca que as unidades têm autonomia para definir se vão exigir a frequência dos alunos, quais e quantas disciplinas serão ofertadas dessa maneira. Elas podem optar por continuar oferecendo atividades no modelo remoto ou híbrido.


A orientação da reitoria é que, mesmo a partir de 4 de outubro, continuem sendo priorizadas as aulas práticas no retorno presencial.

Publicidade


O segundo semestre letivo da USP começa no próximo dia 16 de agosto ainda com aulas remotas.


Além da preocupação sanitária, os reitores das universidades também temem que o retorno presencial possa prejudicar financeiramente os estudantes. Eles teriam de voltar a arcar com custos de transporte ou moradia na cidade em que estudam.

Publicidade


Por isso, avaliam que a volta precisa ser bem planejada e com tempo hábil para que os estudantes possam se reorganizar. Nas universidades estaduais, a maior parte dos alunos é de outras cidades.


Os dirigentes também afirmam que, mesmo com toda a comunidade acadêmica vacinada, será preciso fazer reformas e modificações em espaços das universidades para garantir o distanciamento.

Publicidade


A maioria dos prédios de universidades públicas têm salas de aulas feitas para receber mais de 80 alunos, muitas com poucas janelas. Há o temor também com espaços coletivos, como bibliotecas e restaurantes universitários.


Além das universidades públicas, a maioria das faculdades particulares também optou por não retomar as atividades presenciais em agosto. A direção dessas instituições avaliou ser mais seguro esperar a vacinação dos estudantes.

Publicidade


Apesar de a USP ter anunciado o retorno para o dia 4 de outubro, é possível que muitos estudantes, sobretudo aqueles mais jovens, ainda não estejam completamente vacinados nessa data.


O governo de São Paulo prevê ter toda a população com mais de 18 anos com ao menos uma dose da vacina até o início da próxima semana. Isso significa que, a depender do imunizante que receberem, a vacinação só estará completa em novembro.


Em 18 de agosto está programado o início da imunização de adolescentes com comorbidades. A previsão é de que todos acima de 12 anos tenham recebido a primeira dose até 12 de setembro.

A vacinação de adolescentes depende da chegada de doses da Pfizer, único imunizante autorizado no país para ser aplicado nessa faixa etária. O envio dessas vacinas levou a imbróglio entre o governo paulista e o Ministério da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade