Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
ano letivo de 2022

Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná tem inscrições até dia 30

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 abr 2022 às 12:53
Continua depois da publicidade

As inscrições para a 21ª edição do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná estarão abertas até o último sábado do mês (30). Neste ano, são ofertadas 52 vagas suplementares para ingresso nos cursos de graduação das sete universidades estaduais e da UFPR (Universidade Federal do Paraná), para ingresso no ano letivo de 2022.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Para concorrer às vagas nas universidades estaduais é preciso ser reconhecido como indígena, por meio de documento comprobatório assinado pelo cacique da comunidade ou, caso o candidato opte pela inscrição na UFPR, por um representante da Funai (Fundação Nacional do Índio). Além disso, para participar da seletiva é necessário ter concluído o Ensino Médico e não possuir diploma de curso superior. Após a classificação, os aprovados podem escolher o curso no qual irá se matricular.

Continua depois da publicidade


A inscrição pode ser feita eletronicamente, por meio de correspondência ou pessoalmente. Na candidatura pela internet, o estudante deverá preencher o formulário disponível AQUI e anexar os documentos solicitados. Se o candidato optar pela inscrição manual, será necessário preencher os documentos e enviá-los pelos Correios ou entregá-los pessoalmente nas secretarias acadêmicas. O endereço de cada uma está disponível no edital.


As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de junho, nas cidades de Curitiba, Londrina, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras e Mangueirinha. O resultado está previsto para o dia 1º de julho.


POVOS INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES

Continua depois da publicidade


O Paraná é o único estado que possui o vestibular indígena como política estadual, com a reserva de vagas suplementares para indígenas ingressarem no Sistema de Ensino Superior Público por meio da Lei Estadual nº 13.134/2001, modificada pela Lei Estadual 14.995 de 2006.


Atualmente, 265 estudantes indígenas estão matriculados em cursos de graduação nas universidades estaduais e na UFPR. Até 2021, se formaram nas estaduais e na UFPR, 166 indígenas.


O vestibular é realizado anualmente pelas universidades, que se revezam na organização e aplicação das provas. Neste ano, a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) é a responsável por organizar o concurso em parceria com as universidades estaduais de Maringá(UEM), de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e CUIA (Comissão Universidade para os Índios),vinculada a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).


Serviço


XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná.


Período de inscrições: 1 de abril a 30 de abril de 2022.


Taxa de inscrição: gratuito.


Aplicação da prova: 12 de junho e 13 de junho de 2022.


Divulgação do resultado: 1º de julho de 2022.


Matrículas: a partir de 1º de julho de 2022.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade