Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira as dicas e se cuide!

Vestibular e saúde mental: como amenizar a ansiedade?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jul 2021 às 16:18
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para prestar vestibular, é necessário ter muita força emocional. Ter de lidar com as pressões de uma prova muitas vezes desgastante e uma rotina de estudos muito regrada pode fazer com que o sentimento de angústia e de ansiedade cresçam – e, às vezes, imersos na rotina, os vestibulandos podem nem perceber. Saber fórmulas de matemática de cabeça, conhecer todas as figuras de linguagem e a formação dos nomes de moléculas em química nem sempre é algo fácil, principalmente quando o vestibulando já sofre algumas dificuldades com conteúdos vistos no ensino básico ou no ensino médio.


O tópico de saúde mental que envolve vestibulando é, felizmente, algo que tem sido levantado em debates, principalmente em escolas e cursinhos pré-vestibulares, que são instituições que lidam mais diretamente com vestibulandos. Com a pandemia de Covid-19, o isolamento social e as atividades remotas só fizeram aumentar a angústia dos alunos e também os debates a respeito do assunto, que pode levar a alunos extremamente cansados, deprimidos e ansiosos, afetando totalmente suas rotinas e suas relações pessoais. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a controlar a ansiedade no ano de vestibular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tenha consciência do seu processo de aprendizado - Nem sempre você irá aprender com a mesma facilidade que um amigo. Pessoas têm afinidades com diferentes matérias e conteúdos, e não necessariamente quem vai muito bem em matemática é melhor do que quem vai melhor em história ou geografia, por exemplo. Entenda quais são as suas afinidades e quais são os seus obstáculos para aprender as disciplinas que você tem mais dificuldade. Isso pode te ajudar, inclusive, na hora de solicitar auxílio de professores em reforços ou na hora de estudar sozinho. Tenha paciência com seu próprio ritmo e peça ajuda sempre que necessário.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


Estabeleça metas de estudos - Um dos grandes segredos para ter uma rotina de estudos organizada é ter metas a serem cumpridas. Faça metas de curto, médio e longo prazos para treinar as suas habilidades. Redações, por exemplo, podem ser consideradas como metas de curto prazo (feitas semanalmente), as revisões de matérias podem ser feitas quinzenalmente (médio prazo) e a consolidação de estudos de uma parte completa de uma disciplina (por exemplo, estudos de ecologia) pode ser feita em um mês (longo prazo). As rotinas de estudo também devem incluir um quadro de matérias do ensino médio que mais caem nos vestibulares para você adequar seu planejamento, levando em consideração seu processo de aprendizado.


Bom sono e corpo em movimento - Dormir é fundamental para quem vai prestar vestibular. Ter noites de sono bem dormidas e uma quantidade razoável de horas de sono (por volta de oito horas/dia) é muito importante para manter o corpo e a mente saudáveis para o vestibular. Praticar exercícios físicos (caminhadas, musculação ou outras atividades) também ajuda na concentração e no foco, fortalecendo o corpo e a mente.

Não se esqueça também de ter uma alimentação mais saudável e comer em horários corretos, para não desregular o seu organismo – isso te ajuda também a manter o foco na hora de estudar. O mais importante é praticar o autocuidado e respeitar o seu tempo. Considere também fazer terapia para te ajudar a lidar com o sentimento de angústia, que pode vir com a chegada das provas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade