Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ressocialização

Vestibular: UEL aplica provas para 251 apenados de cinco unidades prisionais

Redação Bonde com Agência UEL
26 mai 2021 às 15:47
- Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O total de 251 detentos farão o Vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) no domingo (30), a partir das 14 horas, em cinco unidades prisionais de Londrina. A prova em fase única, contendo 50 questões do conteúdo do Ensino Médio e redação, será aplicada pela equipe da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL, com apoio de agentes penitenciários. Serão adotados protocolos de segurança e medidas sanitárias, em prevenção à Covid-19, além do mesmo rigor dos demais estudantes quanto ao cumprimento do horário, processo de identificação pessoal.


Em 2021 as provas serão aplicadas para 63 apenados da PEL I; 121 da PEL II; 36 do Creslon; 13 da Casa de Custódia e para 18 pessoas que cumprem penas e medidas alternativas junto ao Patronato de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Perspectiva - O Vestibular para os apenados ocorre em Londrina desde 2013, consequência de acordo estabelecido entre a UEL, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Depen (Departamento Penitenciário) e VEP (Vara de Execuções Penais) de Londrina. O processo direcionado aos apenados representa uma ação afirmativa ressocializadora, que garante oportunidade e perspectiva de vida para presidiários e familiares.

Leia mais:

Imagem de destaque

Genoma sugere que três povos deram origem aos habitantes do Japão

Imagem de destaque
Provas no dia 28 de abril

Concursos públicos da Prefeitura de Londrina recebem mais de 35 mil inscrições em três editais

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta


Segundo o reitor, Sérgio Carvalho, a UEL ao longo dos seus 50 anos desenvolveu a marca da inclusão. Ao abrigar esse programa que beneficia apenados, a partir de parceria com o Poder Judiciário, a Universidade oferece oportunidade para que os internos consolidem o processo de ressocialização na sociedade utilizando uma ferramenta poderosa que é a educação.

Publicidade


"A Universidade cumpre seu papel, como deve ser a função do Ensino Superior Público nas mais variadas funções para atender a sociedade. Sabemos que muitos destes vestibulandos trazem histórias dramáticas. Com esse apoio estamos ajudando a criar uma ponte entre o passado que levou essa pessoa a pagar com privação de liberdade e o seu futuro”, definiu Sérgio Carvalho.


O reitor acrescentou ainda que a educação representa instrumento poderoso de transformação. Segundo ele, ao oferecer novas oportunidades, a Universidade cumpre seu papel para que os apenados busquem um caminho diferente, com foco em nova perspectiva de vida.

Publicidade


Ação Afirmativa - Para o coordenador regional do Depen de Londrina, Diretor do Creslon local, Reginaldo Peixoto, o Vestibular para os internos das unidades prisionais pode ser definido como ação afirmativa ressocializadora, que proporciona acesso à educação, oportunizando diferentes perspectivas para os reclusos e seus familiares. "Os efeitos de um curso universitário representam mudança drástica de ambiente. Tem efeitos que transcendem a simples aquisição de conhecimento e refletem positivamente em todos os segmentos ao qual o recluso está inserido, inclusive no próprio cárcere, mas especialmente no ambiente familiar”, resume Peixoto.


Segundo ele, esta ação garante ainda um direito constitucional, uma vez que o apenado deve ter acesso à educação. "Consequentemente é uma forma de combater o crime e sua fomentação dentro das unidades, dando efetiva oportunidade àquele que, ao passar no vestibular, indica que possui capacidade para exercer a profissão que escolheu e mudar a própria vida e da família”, considerou.

O diretor explicou ainda que o Depen tem se esforçado para garantir salas de aula dentro dos estabelecimentos prisionais, ofertando aos internos a grade necessária para a conclusão do Ensino Médio, com o auxílio de professores de todas as áreas e de pedagogos que acompanham os processos dentro das unidades. O Depen fornece também livros e demais materiais pedagógicos, além de estimular a leitura a partir da remição da pena. Entre outras medidas socioeducativas estão a promoção de cursos de qualificação profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade