Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Yoga na educação básica ajuda na concentração dos alunos

Agência Educa Mais Brasil
15 abr 2019 às 15:18
- Educa Mais Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pense numa escola completamente silenciosa com alunos quietos e concentrados. Parece difícil não é mesmo? Mas não é. Isto porque a prática da meditação, quando estimulada na infância, pode trazer muitos benefícios, ainda mais em uma rotina tão agitada e conectada. Em escolas norte-americanas esta já é uma realidade conhecida, tendo em vista que a meditação e a yoga já são implementadas há quase 20 anos. Não é à toa, que hoje, os Estados Unidos é o país que mais estimula essa prática de conhecimentos milenares em escolas e universidades, ficando atrás só da índia.


Aqui no Brasil, a relação entre a meditação e o sistema educacional vem florescendo e um número considerável de escolas da educação básica tem procurado introduzir tais atividades em sua grade curricular. "Atividades que proporcionam o autoconhecimento e uma percepção maior das emoções ajudam muito. E quanto antes os pequenos iniciarem essas práticas, mais cedo eles vão encontrar outras formas de expressar os seus sentimentos e desenvolver características importantes, como o autocontrole", analisa psicóloga Ana Afonso, que defende as práticas meditativas para a crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para a psicóloga, também é importante que as escolas passem a abordar mais as questões comportamentais e deixem de focar apenas nos conteúdos curriculares. Por meio da meditação, as crianças aprendem a se relacionar com as próprias limitações e emoções, sem contar os benefícios como redução da ansiedade e aumento da concentração. Com isso, elas desenvolvem um convívio mais harmônico com os colegas, professores e familiares. Ou seja, apesar de melhorar o desenvolvimento escolar, o aprendizado vai para a vida e além dos muros das escolas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz ministra

Aprovados no Concurso Nacional Unificado terão curso de formação

Imagem de destaque
Saiba mais

Centro de Oficinas para Mulheres em Londrina oferta curso de Design de Sobrancelhas

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Saiba mais

Embratur terá 80 vagas em primeiro concurso após virar agência

Tenha mais informações no site do Educa Mais Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade