Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Financiamento estudantil

Fies fortalece oferta de vagas em áreas prioritárias para o país

Portal Brasil
27 jan 2016 às 17:31
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste semestre, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece 250.279 bolsas em 1.337 instituições. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (26), a prioridade das vagas foi para cursos essenciais para o desenvolvimento do país.

Os cursos de engenharias, com 34.557 vagas; formação de professores, com 47.115 vagas, e áreas de saúde, com 76.092 vagas, foram os mais procurados. "Houve um aumento significativo na área de medicina depois do Mais Médicos. A saúde está muito bem contemplada", destacou o ministro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além das áreas prioritárias, o Fies valorizou os cursos com melhores índices de qualidade (com conceitos 4 e 5). "As instituições tiveram que aumentar fortemente a oferta de vagas dos melhores cursos, nota cinco e nota quatro. Acho que nós fizemos uma mudança para melhor, ajustamos a política pública", explica Mercadante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Resolução

Comitê edita normas para o Fies sobre teto de financiamento, seguro e amortização

Imagem de destaque
Fies

CMN regulamenta juro zero para estudantes de baixa renda

Imagem de destaque
Nesta terça

MEC divulga balanço do Sisu e do ProUni; confira as maiores notas de corte

Imagem de destaque

MEC reduz para R$ 5 mil limite de financiamento mensal do Fies


Inscrição

Publicidade


Podem se inscrever para o processo seletivo do Fies os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do exame. Outra exigência é possuir uma renda familiar bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.


O estudante poderá se inscrever para um único curso e turno dentre as vagas ofertadas no processo seletivo, mas, durante o período de inscrição, é possível alterar a opção de vaga, bem como efetuar o cancelamento.


As inscrições para o Fies já podem ser realizadas pela página do programa na internet. O prazo termina nesta sexta-feira (29) e o resultado da pré-seleção na chamada única, assim como a lista de espera, serão divulgados em 1º de fevereiro. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet. Para quem já tem o Fies, todos os candidatos terão o aditamento, que começa em 8 de fevereiro, garantido.

ProUni

Além do Fies, o ministro também tratou do Programa Universidade para Todos, na coletiva, e divulgou o balanço final. A disputa por uma bolsa teve 15,3 candidatos por vaga na edição deste primeiro semestre, superando os números do ano anterior (13,8 candidatos). O total foi de 1.599.808 inscritos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade