Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça

Exposição busca valorizar a beleza da mulher negra em Londrina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
04 set 2014 às 08:49
- Marcos Antônio da Costa/Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O artista, fotógrafo e educador Marcos Antônio da Costa iniciou o projeto Negras Faces Londrinenses. A ação consiste em uma exposição de fotografias, retratando o rosto de 38 mulheres negras, que o artista leva a escolas da cidade, visando exibi-las aos estudantes da 6ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. O projeto já passou pelos Colégios Albino Feijó e Professora Lúcia Barros Lisboa, e será levado ao Marcelino Champagnat (4/9), Antônio Moraes de Barros (8/9), Wistremundo Garcia (10/9), Olympia Tormenta (12/09) e Vicente Rijo (15/9).


Além de mostrar os retratos aos alunos, Costa busca realizar ações educativas com os estudantes, por meio de discussões. "A intenção é provocar a reflexão nos jovens. Estimular a comunicação e a troca de ideias. Queremos que eles tenham uma visão crítica das imagens, que pensem sobre o que as fotos dizem, assim como sobre a invisibilidade da mulher negra na mídia", conta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o fotógrafo, os estudantes têm reagido de maneira positiva ao conteúdo apresentado. "Estou surpreso com a receptividade deles. Durante os nossos bate-papos, eles se mantêm atentos, com o olhar fixo. Muitas crianças já têm um entendimento de questões sociais como preconceito, algumas até já o sofreram. Há alunos que ficam motivados, querendo saber como combater o racismo", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


O autor

Publicidade


Marcos Antônio da Costa é formado em Artes Cênicas e Artes Visuais, e também fez estudos na área de Estética da Fotografia. Desde 2003, trabalha com projetos artístico-educacionais que mesclam várias mídias, e que buscam promover a diversidade étnico-cultural. O artista já tinha abordado a questão da representatividade do negro nas artes, no campo do teatro, trabalho pelo qual foi premiado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


A ideia que originou o projeto Negras Faces Londrinenses veio do meio acadêmico. "A inspiração surgiu ainda na faculdade de Artes Visuais, quando tive contato com o trabalho de Sebastião Salgado. Interessou-me muito o conceito de fotografia social", conta Costa.

Publicidade


No decorrer da graduação, o artista estudou a falta de representatividade da mulher negra nos meios de comunicação, e fez sua monografia de conclusão de curso sobre este assunto. O projeto foi realizado entre 2011 e 2012, e envolvia retratos de mulheres afro-brasileiras.


Divulgação no exterior


O trabalho de Costa chamou a atenção do grupo catalão Asociación Cultural Moviment Art Contra la Barbàrie, que o convidou para expor seu projeto em Barcelona. Com o apoio da iniciativa "Intercâmbio e Difusão Cultural", do Ministério da Cultura do Brasil, o fotógrafo realizou uma exposição na Espanha. Também fez uma apresentação teórica na Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha. De lá, foi convidado para divulgar seu trabalho na França, e expôs seus retratos na Universidade Paris VIII. "O projeto teve grande aceitação na Europa. Inclusive, despertou certa surpresa nos europeus, que não imaginavam que pudesse haver preconceito num país tão etnicamente diverso quanto o Brasil", relata o artista.

As fotografias podem ser vistas pelo site: http://marcoscosta.art.br/?gallery=poetica-negras-faces-em-fotos


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade