Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em São Paulo

Exposição faz homenagem a Tomie Ohtake e apresenta obras inéditas da artista

Agência Brasil
19 abr 2015 às 14:23
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira exposição das obras da artista Tomie Ohtake após sua morte, ocorrida em 12 de fevereiro deste ano, está em cartaz até o dia 7 de junho no instituto que leva o seu nome, em São Paulo. A exposição Tomie Ohtake 100-101 apresenta obras inéditas da artista e também um vídeo em sua homenagem, com depoimentos de críticos e artistas como Jac Leirner, Leda Catunda e Carmela Gross, entre outros.

A exposição, com entrada gratuita, tem curadoria de Paulo Miyada e apresenta cerca de 30 pinturas produzidas pela artista nos seus últimos anos de vida, entre novembro de 2013 e dezembro de 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Desde 2012, a Tomie vinha fazendo apenas monocromos. E todos coloridos, com cores que já tinham aparecido em sua produção como o amarelo, o vermelho e o azul. Mas, nesse último ano de produção, já com 100 anos, ela fez uma modificação no modo de produzir. Mudou a pincelada, o gesto", explicou Carolina de Angelis, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do instituto que leva o nome da artista, em entrevista à Agência Brasil. "São pinturas que têm uma materialidade diferente. Elas têm camadas grossas de tinta, que fazem relevos", ressaltou Carolina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Logo no início do percurso, por exemplo, o visitante vai se deparar com pinturas monocromáticas brancas produzidas por Tomie, seguida pelas de cores. "Nesse último ano, ela se dedicou a fazer obras brancas, monocromos brancos, uma coisa que nunca tinha feito. A exposição se dedicou a mostrar isso, dando ênfase a essas obras brancas e, ao entrar, tudo é muito silencioso. As obras brancas são as primeiras a serem vistas pelo público", destacou.


Além das pinturas, há também esculturas produzidas em metal em que o gesto manual do processo evidencia-se pelas curvas e torções. "Também faz parte da exposição um conjunto de cartas de Paulo Myiada [que dialogam com as obras]", acrescentou Carolina.

A obra de Tomie Ohtake varia da pintura à gravura e à escultura. Há também mais de 30 obras públicas espalhadas por cidades como São Paulo (no Auditório Ibirapuera e na Avenida 23 de Maio, por exemplo), Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Em 2013, aos 100 anos de idade, Tomie ganhou 17 exposições pelo país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade