Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Autêntica

Exposição sobre Graciliano Ramos permanece fechada após furto de uma caneta em SP

Agência Estado
19 set 2014 às 09:29
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A exposição "Conversas de Graciliano Ramos", aberta ao público na terça-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, permanece fechada nesta sexta-feira, 19, após o furto de uma caneta autêntica que pertenceu ao escritor alagoano. O incidente aconteceu entre terça e quarta-feira. Um boletim de ocorrência foi registrado pela curadoria, na 78.ª Delegacia de Polícia, que atende a região. Uma vitrine de acrílico será instalada sobre a mesa que exibe alguns objetos do escritor, como as canetas o tinteiro, uma máquina de escrever, documentos originais, uma primeira edição de Sagarana, autografada por Guimarães Rosa para Graciliano e a carta do alagoano (nunca enviada) a Getúlio Vargas.

"A caneta compõe o acervo do Museu Casa Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (AL), e não possui nenhum valor comercial, sequer funciona", diz o diretor executivo do MIS, André Sturm, em nota. "Ela é um patrimônio do Brasil e fazemos um apelo para que a pessoa que esteja com ela a devolva para o MIS". À reportagem, Sturm disse que um monitor do MIS ficará circulando na exposição para garantir a integridade dos objetos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o diretor, a decisão sobre o fechamento da exposição durante o fim de semana será tomada nesta sexta. Na segunda-feira, ocorre um coquetel de lançamento do livro "Conversas", organizado por Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla, a ser publicado pela Editora Record - no qual a exposição é baseada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


"Provavelmente a pessoa que pegou essa caneta nem sabe o valor que ela possui, exclusivamente sentimental e histórico, nenhum comercial", afirmou o diretor do setor de conservação e divulgação do Museu Casa Graciliano Ramos, João Tenório Pereira. "Não é feita de nenhum material nobre, é uma caneta comum. Espero que a próxima matéria que você publicar seja dizendo que ela foi devolvida", disse Pereira à reportagem.

Na terça-feira, turmas de algumas escolas visitaram a mostra. O fluxo de pessoas no Museu tem estado muito acima da média por causa da exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum. A mostra multimídia de Graciliano Ramos fica numa sala à direita de quem entra na fila para o Castelo. Com curadoria de Selma Caetano, a mostra reúne, além dos objetos do escritor, fotografias, vídeos e um painel interativo com depoimentos sobre a obra de Graciliano, por Luiz Costa Lima, Marcelino Freire, Luiz Ruffato e outros - a entrada é gratuita. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade