13/04/21
PUBLICIDADE
Arte e grife

Frida Kahlo é tema da Dolce & Gabbana no México

Elza Fiuza/ Agência Brasil
Elza Fiuza/ Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


Focado nos detalhes, Domenico Dolce arranjava gérberas e caveiras no cabelo de uma modelo, enquanto Stefano Gabbana fazia videozinhos para o stories do Instagram (na qual tem mais de 1 milhão de seguidores), registrando a excitação dos bastidores antes do desfile. Em uma espécie de roadshow pela América, a dupla armou mega-apresentação na Cidade do México, na quarta, 18. A passarela foi estendida no museu Soumaya, uma joia da arquitetura futurista, que abriga a coleção de arte particular do bilionário Carlos Slim - amigo recente dos estilistas graças ao artista plástico brasileiro Romero Britto, que fez a ponte numa temporada de moda em 2016.


"Pegamos ingredientes da cultura mexicana e tentamos torná-los especiais da nossa maneira", disse Dolce, antes do show. "Talvez alguns deles sejam óbvios demais, mas é isso que amamos, fomos espontâneos." Para uma grife na qual o mais é sempre pouco, o show não poderia ser mais passional. Os modelos circularam em torno de dezenas de esculturas de Rodin, na galeria do topo do museu, exibindo as coleções de Alta Moda e Alta Sartoria da grife italiana - que compete em luxo e exclusividade com peças da alta-costura de Paris.

Feito sob medida, com sedas pintadas à mão e bordados minuciosos que levam meses para serem concluídos, um vestido dessa linha pode custar até € 200 mil. Sombreros, boleros dos músicos de mariachi, rebozos (xales que cobrem a cabeça), coroas de flores à la Frida Kahlo, catrinas (também conhecidas como Caveiras Garbanceiras) deram o tempero mexicano aos vestidos com saias volumosas e rendas delicadas, em uma salada de referências que ainda contemplou uma estampa inspirada em um painel de Romero Britto. "Quando se trata de cultura, nada é brega. Uma nação tem que ter orgulho dos seus signos, suas tradições", afirma Dolce.

A carga de emoção na apresentação de sangue latino causou comoção na plateia. "Eu me arrepiei ao ver os vestidos, que trazem a dramaticidade dos estilistas e a visão que eles têm do México", disse Francelia Rodriguez Ceballos, editora-chefe do Fashion Network México.

Na lista de convidados especiais estava Sophia Loren, ícone do cinema italiano, e um time de millennials, nova fixação de Domenico e Stefano. A socialite Michelle Salas, filha do cantor mexicano Luís Miguel, o youtuber Juanpa Zurita e o ator Diego Boneta eram algumas das personalidades que falavam com suas câmeras em modo selfie, orgulhosos da homenagem ao seu país e emocionados com a trilha sonora (Luís Miguel, claro). "Quando vi os vestidos surgindo com aquela música, me deu até vontade de tomar uma tequila", confessou animado, Gabriel Valdez, editor da revista Haunted.

O momento era de festa, mas a presença da primeira-dama mexicana, Angelica Rivera, e da sua filha, Sofía Castro, causou críticas nas redes, já que o país vive um momento político conturbado e terá eleições presidenciais este ano.
O show da Dolce & Gabbana ocorreu dias antes da México Fashion Week e faz parte de uma estratégia da grife para reforçar sua presença na América Latina.

Só no ano passado, a etiqueta inaugurou duas lojas pop-up e seu primeiro outlet em solo mexicano. Desfilar a linha mais luxuosa também foi uma boa ideia. "É como visitar a casa de alguém que você gosta e levar o melhor presente que se possa dar", compara Gabbana. No caso deles, melhor dizendo, vender.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Agência Estado
Continue lendo
Padma Patil

Atriz de Harry Porter anuncia que está grávida e recebe cumprimentos de colegas

12 ABR 2021 às 18h00
Saiba mais

Família vê timidez de Thaís como estratégia de jogo

12 ABR 2021 às 17h35
Reunião de condomínio

Tiago Leifert menciona formação de novos pódios para o Jogo da Discórdia do BBB 21

12 ABR 2021 às 17h05
Sucesso de 2004

Globoplay estreia 'Cabocla': relembre quem é quem na novela

12 ABR 2021 às 16h00
Já pensou?

Tênis de Kanye West vai a leilão e pode chegar a R$ 5,6 milhões, diz Sotheby's

12 ABR 2021 às 15h42
Já assistiu?

Susan Sarandon e Kate Winslet brilham em drama sobre eutanásia

12 ABR 2021 às 15h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados