Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Mostra homenageia um dos grandes artistas do PR

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

A partir das 19h de quarta (20), os Salões Paraná e Brasil do Memorial de
Curitiba abrigam a exposição "Mohamed – Enigmagens", que reúne obras de Mohamed Ali el Assal (1958 – 1987), um dos mais importantes artistas plásticos do Paraná.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A mostra completa-se com o lançamento do catálogo de mesmo nome, que registra a produção de Mohamed, no período de 1983 a 1986. O projeto, de autoria da também artista plástica Patricia Stuart, foi selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura.

Continua depois da publicidade


A exposição e o catálogo colocam ao alcance do público desenhos e pinturas deste artista que foi destaque na arte paranaense da década de 1980.


O nome do atual projeto, "Mohamed – Enigmagens", que reúne exposição e catálogo, foi baseado em um termo utilizado pelo próprio artista. Em suas anotações, Mohamed trapaceava com a língua, utilizava de artimanhas para que aquilo que fosse escrito tomasse um formato único. Talvez o melhor exemplo disso seja o fato de atribuir às pinturas a definição de Enigmagens, uma junção para mostrar algo entre a imagem apresentada e as questões que levanta como artista.


Nascido na cidade paranaense de Rio Negro, em 1958, Mohamed Ali el Assal
iniciou sua trajetória como artista na segunda metade da década de 1970, em Curitiba. A princípio dedicou-se ao desenho e realizou sua primeira exposição individual na Galeria Centro Cultural Brasil-EUA, em 1977. Nessa primeira mostra, trazia no trabalho as referências ilustrativas, resquícios de um convívio profissional com o desenho industrial e informes publicitários.

Continua depois da publicidade


No início da década de 1980, participou do Grupo Convergência1, cujo objetivo era discutir arte e os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes. O convívio com alguns membros do grupo, então alunos da Escola de Belas Artes, proporcionou a Mohamed o contato com os artistas que viriam a realizar, nos anos de 1982 e 1983, respectivamente, os eventos Bicicleta e Moto Contínuo.


Serviço:


Exposição e lançamento de catálogo do projeto "Mohamed – Enigmagens"


Quando: de 20 de maio a 12 de julho


Horário de visitas: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h


Local: Memorial de Curitiba – Salões Paraná e Brasil (2º e 3º andar) – Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico

Informações: (41) 3321-3328


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade