Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Mostra retrata período da escravatura no Brasil

Redação Bonde
05 jun 2009 às 17:32
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de terça, dia 23 de junho, a sala de exposições do CDPH recebe a mostra fotográfica "Memórias e Encantos', de Walter Ney. Pensando em um dia fazer uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, a convite do SESC de Londrina, o fotógrafo viu a oportunidade de abrir seu acervo e escolher algumas fotos com a temática dos negros. Como acabara de fotografar a cidade maranhense de Alcântara, patrimônio histórico e memória viva do período da escravatura no país, Ney escolheu fotos em preto e branco (que seriam as memórias), e outras coloridas que retratam o cotidiano dos negros (os encantos).

Ao utilizar a força e o poder de registro do documentário, e da linguagem da fotografia, Walter Ney faz uma leitura do ontem e do hoje. E mesmo as fotos não sendo explícitas nas dores e sofrimentos dos negros, segundo o fotógrafo, são o encanto e a beleza que fazem refletir. A mostra já passou pelo SESC de Londrina e recentemente pelo de Cornélio Procópio encantando e fazendo pensar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No dia 23 de junho, início da exposição, às 19h30 haverá uma mesa redonda com a participação do fotógrafo Walter Ney, da profª Drª Silvia Cristina Martins de Souza e Silva - do Depto de História/UEL-, e da profª Drª Maria Nilza da Silva - do Depto de Ciências Sociais/UEL-, com o título "O negro e o saber sobre o negro: o eu e o tu", para conversas sobre questões como identidade, representação e conhecimento – sala 120 CCH. Também será apresentado um clipe com trilha sonora de artistas como Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Uakt, entre outros, e algumas fotos que não estão expostas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até ele!

Turma da Mônica coloca Cascão na água por campanha pelo Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Gratuito

Laboratório de Teatro em Grupo do Núcleo Ás de Paus de Londrina abre inscrições

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade


Serviço:

Publicidade


A Exposição 'Memórias e Encantos', do fotógrafo Walter Ney


Quando: de 23 de junho a 7 de agosto


Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas.

Local: Sala de Exposições do CDPH, UEL


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade