Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
70 telas

Museu Oscar Niemeyer exibe obras do Museu de Arte Fuji de Tóquio

Agência Estadual de Notícias
17 jun 2015 às 19:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abrirá neste sábado (20), às 10h, na sala 10, a exposição "Ukiyo-e, Obras Primas de Hokusai e Hiroshige – Coleção Museu de Arte Fuji de Tóquio", com 70 obras japonesas que revelam paisagens, flagrantes do cotidiano, imagens de guerreiros, gueixas e atores teatrais. A mostra permanecerá até 2 de agosto e faz parte dos eventos comemorativos aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação assinado entre Brasil e Japão em 5 de novembro de 1895.

Em tradução literal, ukiyo-e significa "retratos do mundo flutuante". São imagens do cotidiano registradas em papel pela técnica da xilogravura desenvolvida durante o período Edo (1603-1868) no Japão, mais especificamente nos centros urbanos de Edo (atual Tóquio), Osaka e Kyoto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao retratarem lutadores de sumô, gueixas, atores e paisagens, os artistas procuravam eternizar o momento fugaz na pintura. O estilo foi amplamente difundido nos séculos 18 e 19 e influenciou fortemente importantes movimentos, como o cubismo, impressionismo e pós-impressionismo. Vincent Van Gogh, Claude Monet e Edgar Degas foram alguns dos que buscaram inspiração no Ukiyo-e.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, receber a mostra, vinda diretamente do Japão, reafirma o posicionamento do Museu Oscar Niemeyer como um espaço de qualidade reconhecido mundialmente. "Além disso, proporciona ao público a oportunidade de conhecer obras que raramente chegam ao Brasil", diz Juliana.

Publicidade


Os destaques da mostra são os quadros de paisagens dos artistas Hokusai e Hiroshige, as obras musha-e (imagens de guerreiros) de Utagawa Kuniyoshi, as pinturas bijinga de Kitagawa Utamaro e os quadros yakusha-e oriundos de Edo e Osaka.


Na mostra há uma seleção de obras marcantes, consideradas imortais, como Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji, a série mais famosa e que deu reconhecimento internacional a Hokusai ao mostrar o Monte Fuji visto em diferentes estações do ano, locais e condições do tempo.

Publicidade


A exposição tem realização do Museu de Arte Fuji de Tóquio e coordenação geral da Art Unlimited.


Artistas


Katsushika Hokusai fez excelente uso da perspectiva trazida do Ocidente e de corantes químicos que produziam lindas cores. Pintou a série Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji tendo como tema a montanha que é um dos símbolos do Japão.

Já Utagawa Hiroshige, influenciado por Hokusai, criou Tokaido Gojusan-Tsugi mostrando as 53 estações do caminho Tokaido, que pode ser descrito como o cenário por excelência do imaginário japonês. Além de gravuras destes dois nomes, há obras de outros artistas, como Utagawa Toyokuni, Utagawa Kunisada, Kitagawa Utamaro, Shunbaisai Hokuei, Utagawa Kuniyoshi, entre outros. Todas pertencem ao acervo do Museu de Arte Fuji de Tóquio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade