Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Sarará Criolo lança disco na Concha Acústica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mar 2019 às 14:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Com mais de uma década de estrada, a Sarará Criolo é das bandas mais conhecidas dos londrinenses. Se, na execução de covers, os músicos já imprimem seu estilo, agora avançam definitivamente rumo às criações autorais. Nesta sexta-feira (22) às 18h30, o grupo apresenta pela primeira vez ao grande público as onze composições de seu primeiro CD em um show gratuito na Concha Acústica. Além do disco físico, a Sarará lança também neste primeiro semestre as canções em plataformas digitais, como Deezer e Spotify. O projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do (PROMIC) Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Formada pelos músicos Ale Donioli (guitarra), Diogo Burka (contrabaixo), Guilherme Benassi (bateria), Guilherme Imai (vocal) e Reinaldo Resquetti (trompete), a Sarará Criolo engrossa os naipes de instrumentos e os vocais para o show na Concha Acústica convidando artistas que são importantes na história da banda: Fabricio Martins (teclado), Gabriela Catai (backing vocal), Giovanna Correia (backing vocal), Marcelo de Siqueira (percussão) e Lincoln Rodrigues (saxofone).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Todas as novas composições levam assinatura dos músicos da Sarará, à exceção de Resquetti, integrante recente da banda. Além deles, participam das criações autorais o ex-baixista Marcos Kirchheim e o antigo parceiro Marcos Mathias. Outros amigos, como o tecladista Robson Ganeo, contribuíram com alguns arranjos. A direção musical é de Ale Donioli, que também divide a produção com Julio Anizelli, do Plugue Estúdio, onde as faixas foram gravadas, editadas, mixadas e masterizadas. Caio Henrique Freitas ficou responsável pela coprodução. O disco vem sendo realizado ao longo dos últimos quatro anos de forma independente e agora recebe recurso pelo PROMIC para a finalização e para os shows de lançamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reconstrução, memória e democracia

STF abre mostra nesta terça sobre reconstrução após 8 de janeiro

Imagem de destaque
Ativismo e cultura

Masp anuncia programação LGBTQIA+ para 2024, com mostra de Mário de Andrade

Imagem de destaque
Saiba como obter

Revista em quadrinhos da Turma da Mônica esclarece sobre fake news da vacinação

Imagem de destaque
US$ 139,4 milhões

Tela de Picasso 'Mulher com Relógio' quebra recorde em leilão


Neste tempo, o processo de trabalho foi sempre coletivo. "Eu fazia uma letra, mostrava para o Ale, ele trazia uma melodia. Cada um trazia um pouquinho, a gente ia misturando, trocando e o resultado final é o disco", explica o vocalista Guilherme Imai, o Japa. "A gente trabalhou as composições em 2015, um ano antes de entrar em estúdio. Durante os ensaios a gente ia fazendo os arranjos e colocando as ideias em conjunto. O meu papel de direção musical foi organizar tudo", completa Ale Donioli, responsável por gravar e editar, em 2015, as muitas versões que surgiam de cada canção no início da concepção.

Publicidade


O resultado deste encontro de influências fica evidente na sonoridade do disco. A característica, aliás, é própria da Sarará, que sempre passeou por vários universos da música brasileira, como o samba, o rock, o funk, o pop, elementos eletrônicos, sintetizadores, o reggae e o ijexá. "O Burka (baixista) define o nosso estilo como ‘brazuca groove’", brinca Imai. "A gente nunca teve a preocupação de se rotular. No trabalho coletivo, cada um traz a sua experiência como músico profissional. Pessoalmente, eu gosto muito disso, dessa variação. Quando um trabalho é muito eclético, diverso, ele está em um limiar perigoso por ficar sem identidade. No caso do nosso disco é o contrário, essa diversidade é que faz a identidade da Sarará Criolo tão forte", comenta Donioli.


O diretor musical também destaca que o disco traz como marca o fato de ser animado, dançante – isso ocorre mesmo com as duas baladas que compõem o repertório. "A gente teve a preocupação de deixar um instrumental bem presente para ele não ser simplesmente a base da voz". Essa levada eletrizante casa-se com letras que transitam pelo cotidiano jovem. "Algumas são convites para dançar, se divertir, se mexer, outras chamam a galera para tomar uma atitude. A maioria tem a ver com relacionamentos amorosos", explica o vocalista.

Publicidade


Circulação por colégios – No mês de fevereiro, a Sarará Criolo circulou por colégios de Londrina em shows para a comunidade escolar. Foi um lançamento não oficial, em que os músicos batiam um papo com os estudantes sobre profissionalização nas artes, o processo de produção das faixas, as inspirações das composições e apresentavam cada instrumento. Eles percorreram os Colégios Estaduais Antônio Moraes de Barros, Barão de Rio Branco, Dr. Willie Davids e Ana Molina Garcia.


A banda – A Sarará Criolo nasceu em 2005 nos corredores do curso de música da UEL com o nome "Cabeça de Nego", referência à música e ao CD de João Bosco. Japa é o único integrante que permanece desde aquela época e migrou de guitarrista para os vocais após a saída de Jeferson Mendonça, primeiro vocalista e responsável por composições anteriores ao disco atual. O grupo passou por várias mudanças e por diversas formações até chegar à atual configuração.

Publicidade


Nos bares, casamentos e eventos empresariais – por meio dos quais galgaram a profissionalização ao longo da última década -, a Sarará ficou conhecida por suas versões suingadas de clássicos de Jorge Ben, Tim Maia, Seu Jorge, Natiruts, Paralamas do Sucesso, O Rappa, Wilson Simonal, Bezerra da Silva, dentre outros. Além de Londrina, já tocou para públicos do interior do Paraná, de São Paulo, de Santa Catarina e de Minas Gerais.


Serviço:

Publicidade


Sarará Criolo – lançamento do disco


Show especial com convidados

Publicidade


Dia 22 de março (sex), às 18h30


Concha Acústica de Londrina

(Rua Piauí, 130 - Centro)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade