Como parte das comemorações pelo aniversário de 90 anos de Londrina, o Quinteto de Cordas da OCSL (Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”) fará um concerto na Biblioteca Pública Municipal (avenida Rio de Janeiro, 413), na segunda-feira (4), às 19h. O evento, que integra a 13ª Mostra de Música de Câmara de Londrina, é gratuito e também contará com a participação dos alunos do projeto Orquestrando para o Futuro.
A noite iniciará com a execução de obras de Mozart, Vivaldi e Piazzolla. Em seguida, os alunos do projeto Orquestrando para o Futuro, que têm como professores os integrantes do Quinteto de Cordas da OCSL, interpretarão composições de Offenbach, Rossini e Carl Orff, em uma apresentação conjunta.
O projeto, que se iniciou em maio deste ano na Biblioteca, é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Padre Fábio de Melo conta que é perseguido por stalker há seis anos
Fábio de Melo expõe passado com Carnaval, mas diz que ser padre é essencial
Segundo a coordenadora da Mostra de Música de Câmara, Irina Ratcheva, a educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. “Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações do grupo para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes. Através da utilização da arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, foram realizados diversos projetos ao longo dos 26 anos de existência da Orquestra”, destacou.
O evento marcará a primeira apresentação conjunta dos musicistas da OCSL com seus alunos. Ao todo, são 35 participantes no projeto, que recebem aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e percepção corporal e rítmica.
“São priorizados os alunos de escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, mas, como as oficinas estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Municipal, também foram ofertadas para a comunidade externa em geral, devido à enorme procura”, comentou Ratcheva.
O projeto tem como proponente Maria Eduarda Oliveira, que também é produtora da Mostra de Música de Câmara.
Para a diretora de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, eventos como este são fundamentais porque a Biblioteca Pública é um dos equipamentos culturais mais antigos da história da humanidade. “Nós queremos uma biblioteca viva, dinâmica, com várias ações de fruição e produção na área literária e cultural, e que realmente exerça com excelência o seu papel social e cultural na cidade de Londrina”, destacou.
Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.