Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem medo de se posicionar

Ana Hikari usa visibilidade para ampliar posicionamentos

Mariana Arrudas - Folhapress
25 ago 2021 às 11:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A atriz Ana Hikari, 26, não tem medo de se posicionar. Ela, que já abordou assuntos como a falta de descendentes asiáticos na TV e até sua orientação, afirma que é uma forma de levar informação ao maior número de pessoas possível. No elenco da próxima novela das 19h, "Quanto Mais Vida Melhor" (Globo), Hikari diz que não "valia a pena ter esse tanto de seguidores e falar porcaria nenhuma".


A atriz ficou conhecida por interpretar Tina em "Malhação - Viva A Diferença" (Globo, 2017) e na série derivada "As Five", que já tem sua segunda e terceira temporada confirmadas. "Vamos gravar no ano que vem. Estamos ansiosos, igual aos fãs", completa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora, na trama de Mauro Wilson, ela dará vida a Vanda, uma garota dona de uma banda. Em entrevista à Folha de S.Paulo, ela comenta que a personagem dará a oportunidade de ampliar seu trabalho como atriz, por ser diferente de Tina e de si mesma. "A Vanda é mais na dela assim, de poucos amigos, não tem umas 'Five' para acolher ela."

Leia mais:

Imagem de destaque
Em São Paulo

Faustão recebe alta de hospital após quase dois meses internado

Imagem de destaque
Após separação

Ana Hickmann afirma que teve medo de assumir namoro com Edu Guedes

Imagem de destaque
'Existe uma vida real'

'Sou uma pessoa de verdade', diz Camila após confrontar Buda no Mais Você

Imagem de destaque
Ex-MC Bin Laden

'Gosto de me relacionar com outras pessoas fofoqueiras', diz MC Binn


Hikari diz estar animada com a estreia da novela, que deve acontecer em novembro. O projeto irá ao ar totalmente gravado, como uma obra fechada, prática que não era comum nos folhetins da Globo antes do período de pandemia de Covid-19.

Publicidade


"Estamos gravando desde novembro do ano passado, estou morando no Rio de Janeiro por conta da novela", conta a artista.


Para ela, ter uma pessoa de descendência asiática em um papel principal foi um marco para a televisão. "Passei muito tempo sem ver pessoas iguais a mim como sendo referência de beleza", pontua, "[então] resolvi falar sobre coisas que acredito porque é o mínimo que posso devolver para essas pessoas que estão acompanhando meu trabalho".

Publicidade


A atriz usa suas redes sociais como uma plataforma para tratar de assuntos que já vivenciou, sempre de maneira leve e didática. Para ela, falar sobre feminismo, racismo contra pessoas asiáticas, pautas do universo LGBTQIA+ e política faz parte da sua figura pública. "Cresci em um ambiente extremamente politizado na minha família, depois quando fui para a faculdade também."


Ela comenta que quando enxerga algo que não concorda busca manifestar sua opinião, seja nas redes ou nas ruas, e que isso vai além de apoiar apenas um partido. "Ser é político, eu acredito nisso", pontua, "meu trabalho me trouxe essa visibilidade e eu tive que entender como esse 'ser uma figura pública' funcionava para mim".

Publicidade


Hikari pontua que desde postar fotos até fazer vídeos explicando assuntos, são atos políticos. Para a artista, debater o racismo contra pessoas amarelas é importante para que mais pessoas conheçam o movimento antirracista. "O principal motivo para trazer a tona essa discussão é para nos tornarmos aliados na luta antirracista."


A atriz frisa que costuma iniciar as discussões com temas mais leves e então aprofundar. "Chamar alguém de 'japa', ignorar o nome, pessoalidade e individualidade da pessoa é uma expressão do racismo e uma maneira de desumanização", exemplifica, "não é só pelo apelido. A discussão não é sobre isso".

Publicidade


"É uma discussão que eu inicio por esse primeiro passo, porque eu é uma coisa que todo mundo já teve contato", comenta, "mas óbvio que a discussão de racialização é muito mais ampla e profunda". A artista publica vídeos em seu Instagram para explicar as pautas, e criou quadros como "Ana Informa" para debater os assuntos com seus seguidores.


No entanto, Hikari não se considera como uma ativista, mas prefere utilizar o termo comunicadora social. "Meu trabalho é ser atriz", completa, "a função que temos é de trazer de uma maneira acessível, didática e ampla, o diálogo sobre assuntos relevantes para a sociedade".

Publicidade


Ela ainda afirma que sua função é divulgar pessoas que estão na militância nas ruas, "porque existe uma série de ONGs e organizações que estão nas ruas fazendo ações concretas para ajudar essas pessoas". A atriz cita projetos como a Casa Florescer, que acolhe o público LGBTQIA+ em situações de vulnerabilidade, e a ONG Mulheres da Luz, que trabalha com mulheres em situação de venda do corpo em São Paulo.


"Esses espaços de militância e ação concreta, precisam ser divulgadas e ter as vozes dessas ações ampliadas por nós, comunicadores sociais", completa. Ela conta que tudo o que decide compartilhar sobre suas vivências pessoais, partem de uma escolha própria.

Publicidade


A artista já compartilhou como foi a descoberta de sua orientação e também quando foi alvo de violência contra a mulher, vinda de um ex-namorado. "Tive a oportunidade de ser defendida pela lei Maria da Penha, consegui medida protetiva", relembra.


Hikari revela que antes de publicar ou abordar algum tema, sempre se questiona "qual vai ser a função que abordar esse tema vai trazer para as pessoas que me seguem?". "O importante é as pessoas terem empatia com o que eu estou falando".
Recentemente, ela esteve na bancada de telefones do Criança Esperança (Globo) ao lado do ex-BBB Gilberto Nogueira, 30.


"É ótimo que exista o Criança Esperança, mas é triste ainda ter necessidade desses projetos, porque o governo federal não supre as necessidades da educação", pontua a artista. Ela diz que para o futuro, sonha que o projeto não precise mais arrecadar doações, pois todos os jovens terão acesso à educação.

"Sou um ser extremamente político, sempre fui", reflete a artista. Para ela, estar alinhada e debater pautas relevantes para a sociedade só traz ganhos. "Foram só coisas boas que vieram com isso. Felizmente o público que me acompanha tem uma confiança grande em mim, e fico muito grata por isso."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade