Lembra da Jojo Kendals? A Drag Queen viralizou nas redes sociais depois de ter postado um vídeo para crianças responderem perguntas sobre a Jojo. Criada pelo londrinense Joe Veloso, o resultado dos duetos mostraram que as crianças reagem de forma não preconceituosa em relação às Drag Queens. A luta contra o preconceito é lembrada no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data renova a esperança de igualdade, independente da orientação sexual, especialmente para gays, lésbicas, travestis, pessoas trans, intersexuais e assexuais.
"A gente deve ser visto como qualquer outra pessoa, que a gente não era errado, que a gente não era criminoso só por ter uma orientação sexual ou uma identidade de gênero diferente das tradicionais", comenta Veloso fazendo referência a "Revolta de Stonewell".
O episódio denominado "Revolta de Stonewall” aconteceu em 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, quando um grupo de pessoas LGBTQIA+ começou a manifestar contra as frequentes batidas e violência policial contra pessoas gays e locais que aceitavam a presença deles. Desde então, o movimento vem crescendo e resistindo.
Leia mais:
Atriz russa morre aos 24 anos ao ser arrastada por onda enquanto fazia ioga
Cantora revela que parou de sorrir por excesso de botox: 'Preciso de ajuda'
Viih Tube nega que filho internado na UTI fez cirurgia no coração
Maira Cardi anuncia gravidez do primeiro filho com Thiago Nigro
No Brasil, por exemplo, em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que pessoas trans podem alterar seus documentos. A Parada do Orgulho LGBTQIA+, promovida em São Paulo desde o ano de 1997, é uma das maiores do mundo. No entanto, o país figura no topo do ranking de países em que mais se assassinam pessoas trans.
Jojo Kendals
Joe Veloso, depois de ter viralizado no TikTok, faz sucesso no Instagram e no Twitter também. A Drag é seguida até pela Lady Gaga! O vídeo para dueto tem mais de 1 milhão de visualizações e aproximadamente 148 mil curtidas.
Após levar a pauta para dentro de muitas casas, Veloso destaca que é preciso normalizar e trazer novas experiências à luz do dia. "A sociedade precisa entender que não somos coisas noturnas, que não somos artes feitas para a noite. Somos artes para serem consumidas a qualquer hora", afirma.
A Drag Queen preparou outro vídeo para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, confira:
Não acaba aqui. Joe Veloso comentou sobre a importância de ter viralizado e como isso pode contribuir na luta pela igualdade. Confira no Instagram do Bonde (@portalbonde):
*Sob supervisão de Fernanda Circhia