Pesquisar

Canais

Serviços

Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Fada Jojo

'Não somos artes noturnas', diz Drag Queen londrinense no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Ana Clara Marcondes - Estagiária*
28 jun 2021 às 17:51
Continua depois da publicidade

Lembra da Jojo Kendals? A Drag Queen viralizou nas redes sociais depois de ter postado um vídeo para crianças responderem perguntas sobre a Jojo. Criada pelo londrinense Joe Veloso, o resultado dos duetos mostraram que as crianças reagem de forma não preconceituosa em relação às Drag Queens. A luta contra o preconceito é lembrada no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data renova a esperança de igualdade, independente da orientação sexual, especialmente para gays, lésbicas, travestis, pessoas trans, intersexuais e assexuais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


"A gente deve ser visto como qualquer outra pessoa, que a gente não era errado, que a gente não era criminoso só por ter uma orientação sexual ou uma identidade de gênero diferente das tradicionais", comenta Veloso fazendo referência a "Revolta de Stonewell".

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


O episódio denominado "Revolta de Stonewall” aconteceu em 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn, quando um grupo de pessoas LGBTQIA+ começou a manifestar contra as frequentes batidas e violência policial contra pessoas gays e locais que aceitavam a presença deles. Desde então, o movimento vem crescendo e resistindo.


No Brasil, por exemplo, em 2018 o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que pessoas trans podem alterar seus documentos. A Parada do Orgulho LGBTQIA+, promovida em São Paulo desde o ano de 1997, é uma das maiores do mundo. No entanto, o país figura no topo do ranking de países em que mais se assassinam pessoas trans.


Jojo Kendals

Continua depois da publicidade


Joe Veloso, depois de ter viralizado no TikTok, faz sucesso no Instagram e no Twitter também. A Drag é seguida até pela Lady Gaga! O vídeo para dueto tem mais de 1 milhão de visualizações e aproximadamente 148 mil curtidas.


Após levar a pauta para dentro de muitas casas, Veloso destaca que é preciso normalizar e trazer novas experiências à luz do dia. "A sociedade precisa entender que não somos coisas noturnas, que não somos artes feitas para a noite. Somos artes para serem consumidas a qualquer hora", afirma.


A Drag Queen preparou outro vídeo para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, confira:



Não acaba aqui. Joe Veloso comentou sobre a importância de ter viralizado e como isso pode contribuir na luta pela igualdade. Confira no Instagram do Bonde (@portalbonde):


*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo