O fotógrafo Sebastião Salgado assume nesta quarta-feira (6), em Paris, uma cadeira na Academia de Belas Artes da França. Ele é o primeiro brasileiro membro da instituição, que tem 52 cadeiras.
Além de Salgado, outros três profissionais fazem parte do setor fotográfico da academia, os franceses Jean Gaumy e Yann Arthus-Bertrand e o marroquino Bruno Barbey.
Salgado (Aimorés, Minas Gerais, 1944) chegou a Paris exilado depois do AI-5, em 1968. Na França, onde estabeleceu sua residência, estudou na Escola Nacional de Estatística e Administração Econômica, preparou um doutorado em Economia Agrícola e, segundo ele mesmo confessou no passado, descobriu sua paixão pela fotografia.
Leia mais:
Astro coreano Jinyoung anuncia visita ao Brasil em 2025
Defesa de Diddy acusa governo dos Estados Unidos de o estar espionando
Xuxa anuncia álbum especial de Natal com 'raridades'
Variety inclui Fernanda Torres em lista de apostas para o Globo de Ouro
Prêmio Príncipe das Astúrias de Artes 1998, ele inclui em seu currículo trabalhos para as agências Gamma e Magnum, e grandes séries próprias de longa duração como "Genesis" (2013) e "África" (2007).
Em 2016, ele lançou "Kuwait, Um Deserto em Chamas" (Taschen), com fotos registradas entre o começo de agosto de 1990 e o fim de fevereiro de 1991, durante um dos maiores desastres não naturais do mundo ocorrido no deserto kuwaitiano.