Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Procedimento marcado

Chico Buarque passa por cirurgia para aliviar pressão intracraniana, no Rio

Folhapress
03 jun 2025 às 18:11

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O músico Chico Buarque, de 80 anos, passou por uma cirurgia neurológica nesta terça-feira (3) para aliviar a pressão intracraniana, no Hospital Copa Star, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.


Procurada, a assessoria do artista diz que o procedimento - descrito como derivação ventrículo-peritoneal para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal - já estava programado e nega que tenha sido uma emergência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O artista passa bem e ficará internado no Copa Star devido à idade, mas com previsão de alta nas próximas 48 horas. "O artista já se encontra no quarto, em observação de pós-operatório, com seu habitual bom humor", afirma nota divulgada nas redes sociais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Após condenação

Leo Lins lacra celulares em show para fazer piadas com minorias

Imagem de destaque
Agronejo eletrônico

CountryBeat grava primeiro DVD da carreira em Cambé

Imagem de destaque
NAS ONDAS DO RÁDIO

Legado de Cazuza segue vivo 35 anos após morte do músico

Imagem de destaque
Orquestra da UEL

Obras de Beethoven e Tchaikovsky serão apresentadas no Teatro Ouro Verde em Londrina


A pressão intracraniana, ou PIC, é a pressão no interior dos ossos do crânio, incluindo o cérebro e o fluido cérebro-espinhal. Os médicos de Chico identificaram uma pequena elevação na PIC por meio de um exame e recomendaram a cirurgia, realizada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, sem complicações e concluída rapidamente.

Publicidade


Chico também está sendo acompanhado por Antônio José Carneiro, o seu clínico-geral.


A elevação da PIC pode acontecer por um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal - e que pode danificar esses órgãos ao pressionar estruturas importantes e restringir o fluxo sanguíneo na região.

Publicidade


Nos últimos anos, Chico já passou por uma cirurgia na coluna, em 2021, para cuidar de um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula, além de ter feito uma artroscopia no joelho direito, em 2023, devido ao desgaste da articulação.


Neste domingo (1º), Chico foi o convidado especial de Gilberto Gil no show "Tempo Rei", na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Os dois cantaram juntos "Cálice", música composta pela dupla para o show Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. No dia da apresentação, eles souberam que a canção havia sido censurada e decidiram cantá-la sem a letra, usando palavras aleatórias.


A participação causou surpresa nos fãs, pois Chico é figura rara nos palcos, com algumas exceções, como os shows de verão da Mangueira e suas próprias turnês, realizadas uma vez a cada cinco ou seis anos, sempre após o lançamento de novos trabalhos musicais.


Leia também:

Imagem
CMTU cria linha de ônibus para incentivar doações de sangue no 'Junho Vermelho'
A partir desta segunda-feira (2), uma linha especial do transporte coletivo começa a operar na cidade, ainda que temporariamente. É a Li
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas