Durante todo o mês de maio, a rede Cinemark no Paraná irá exibir o vídeo "Autodefesa e segurança on-line", da campanha Defenda-se, antes de todas as sessões de cinema. A animação faz parte de uma série criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual.
O vídeo traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, respeito à faixa etária indicada para redes sociais e a importância do brincar fora das telas. Há também uma mensagem para pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar e monitorar o acesso.
A campanha Defenda-se traz 14 vídeos educativos animados, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade, que apresentam situações em que as crianças agem em sua defesa, especialmente pelo reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Há, também, materiais formativos para adultos sobre enfrentamento à violência sexual, revelação espontânea e segurança online.
Leia mais:
Walter Salles comemora indicações de 'Ainda Estou Aqui' ao Globo de Ouro
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz por 'Ainda Estou Aqui'
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
Selton Mello diz que cena mais difícil de gravar foi em 'Ainda Estou Aqui'
As ações fazem parte do movimento do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em que são promovidas diversas iniciativas sobre o tema, como a campanha Faça Bonito e Maio Laranja. Todos os conteúdos podem ser acessados gratuitamente no site da campanha.