Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Assista!

Curta-metragem 'Urbex: espaços abandonados – Londrina' estreia nesta terça

Redação Bonde com N.Com
29 mar 2022 às 11:45
Continua depois da publicidade

O curta-metragem “Urbex: espaços abandonados – Londrina”, que reúne histórias de construções abandonadas na pequena Londres, fica disponível nesta terça-feira (29), às 19h30, no Youtube e no Instagram @urbexlondrina. O público poderá assistir à produção até quinta-feira (31), à meia-noite. Trata-se de um projeto da londrinense Raíssa Bessa, arquiteta e urbanista, atriz, produtora e artista, integrante do resultado de sua pesquisa de doutorado na área de Planejamento Urbano.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


"Urbex" foi criado com uma linguagem poética relatando como Londrina foi tendo seus espaços sendo invadidos e abandonados por diferentes motivos. Assim, a obra retrata lugares que deveriam ser espaços de convivência, histórias, arte e cultura, e que acabam se tornando espaços sem uso produtivo. 

Continua depois da publicidade


Segundo Bessa, a idealização do curta-metragem partiu da busca por questionamentos e direitos dos cidadãos e cidadãs. “Um desses direitos é querer que os lugares sejam preservados e não sejam abandonados nem destruídos. Muitos espaços fazem parte da história de Londrina, e não podemos permitir que nossa cidade venha a perder a sua identidade, é necessário trazer à tona este tema, propor e estimular a reflexão sobre tais locais”, pontuou.


O projeto revela uma cidade rica com inúmeros espaços, que ao mesmo tempo é lugar de coerção e manifestação de ódio. Há lugares que contam, ou deveriam contar histórias, mas são deixados de lado, colocados no chão, se tornando abrigos para pessoas sem-teto ou usuárias de drogas.


Muitos lugares retratados estão abandonados, e alguns deles obras que há muitos anos tiveram início mas foram paradas, construções que foram começadas com uma finalidade e não se concretizaram. Assim ocorre com o que deveria ser o Teatro Municipal, o que era o Hotel Sahão, no centro da cidade, o Shopping Automotivo na Leste-Oeste, entre outros pontos.

Continua depois da publicidade


O documentário Urbex: espaços abandonados – Londrina, tem o roteiro assinado pela própria Raíssa Bessa e pelo escritor e poeta londrinense Eduardo Baccarin Costa, conta com trilha sonora do músico londrinense Fabrício Martins e Paulo Vitor Poloni, que também faz a narração ao lado de Raíssa e da atriz Raquel Sant’Anna, tendo a montagem da arquiteta e urbanista Louisa Savignon e arte gráfica de Rafael Santana.


O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade