Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
6 anos para ficar pronto!

Conheça a história da criação do primeiro 'O Rei Leão'

Agência Estado
15 jul 2019 às 14:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A nova versão de 'O Rei Leão' chega aos cinemas no momento em que se completam 25 anos da estreia da animação dos estúdios Disney. Em 1994, o filme conquistou uma cerca de US$ 45 milhões em bilheteria e mais de 55 milhões de cópias em vídeo, ainda hoje um recorde.


Naquela época que antecedeu a digital, o desenho foi criado principalmente nas mesas de desenho dos artistas de animação dos estúdios da Disney. Foram seis anos de trabalho até o material estar pronto. E, contrariando as expectativas negativas, a animação faturou dois prêmios Oscar: melhor canção original e melhor trilha sonora.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto nasceu em 1988, quando a Disney decidiu criar um longa animado que fosse ambientado na selva africana. Era o primeiro trabalho que não partia de uma história já concebida. Assim, o roteiro tem 28 assinaturas, uma força-tarefa para criar o drama shakespeariano do jovem leão Simba, cujo pai morre em emboscada armada pelo irmão, reflexo fiel da trama de Hamlet. Longe da família, ele é obrigado a passar pelo rito de passagem da infância para a fase adulta até retornar e retomar o trono.

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento da cultura

José Olympio, reeleito chefe da Bienal, diz que Rouanet é fundamental para o Brasil

Imagem de destaque
Filme biográfico

Kristen Stwart aparece como Lady Di em novo pôster de 'Spencer'

Imagem de destaque
Privilegiados

De Alexandre Pato a Marco Pigossi, veja famosos vacinados contra Covid fora do Brasil

Imagem de destaque
Pior audiência da história

Oscar 2021 perde mais de 13 milhões de espectadores


Por utilizar ainda um técnica artesanal, o desenho demandou tempo. A morte do rei Mufasa, por exemplo, no meio de uma manada de gnus em correria, consumiu dois anos para ser finalizada. Na tela, corresponde a dois minutos.


As canções criadas por Elton John, especialmente 'O Círculo da Vida', foram utilizadas na versão musical que a diretora Julie Taymor levou para a Broadway, em 1997, que logo se transformou um enorme sucesso - ainda está em cartaz em Nova York. Sua grande sacada foi não esconder os efeitos especiais, como a Disney fazia até então em seus espetáculos, deixando que a manipulação dos bonecos fosse vista pela plateia, que criava sua própria fantasia. O resultado é original até hoje, como provou a montagem brasileira, uma super produção encenada em 2013.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade