Os filmes Barbie e Oppenheimer estreiam nesta quinta-feira (20). No entanto, apesar de serem lançados no mesmo dia, não poderiam ser mais diferentes. Enquanto o primeiro é o live-action (filme com atores reais) da boneca mais famosa do mundo - e a sua trajetória por Barbieland -, o segundo traz uma narrativa mais séria, devido ao fato de estar ambientado durante a Segunda Guerra Mundial. A data coincidente das estreias das grandes produções fizeram os cinéfilos e fãs das histórias travarem uma verdadeira guerra na internet.
Para fomentar a disputa, a intérprete da Barbie, Margot Robbie, e Greta Gerwig, diretora do filme, postaram até uma foto com os ingressos para a pré-estreia de Oppenheimer. Os dois filmes já contam com avaliações positivas da crítica especializada.
Enquanto Barbie vive em um mundo onde existem diversas versões dela com suas vidas perfeitas, o físico teórico J. Robert Oppenheimer trabalha na Universidade da Califórnia e é diretor do Laboratório de Los Alamos, onde atua no projeto Manhattan, que tem a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.
Leia mais:
Walter Salles comemora indicações de 'Ainda Estou Aqui' ao Globo de Ouro
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz por 'Ainda Estou Aqui'
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
Selton Mello diz que cena mais difícil de gravar foi em 'Ainda Estou Aqui'
Foi essa diferença que causou a “rivalidade” que resultou em diversos memes nas redes sociais, principalmente no Twitter e no TikTok. Além disso, os internautas fizeram comparações dos filmes com outros dois de 2008: "Mamma Mia" e "Batman: O cavaleiro das trevas". Confira.
eles correram pra que barbie e oppenheimer pudessem andar https://t.co/OpIk1iI6xQ
— cher guevara viu o coldplay (@isdrcrds) July 17, 2023
Barbie e Oppenheimer com boas avaliações, ou seja, toda essa rivalidade besta vai ficar só na cabeça dos trouxas
No final, quem ganhou foi o público com dois FILMÃO DA PORRA pic.twitter.com/3ms7AMyTqJPublicidade— sanguinário (@edsangui) July 19, 2023
barbie e oppenheimer dando um gostinho de como é ser um filme aclamado pra depois killers of the flower moon chegar e mostrar como que se faz pic.twitter.com/jYH5ez1bjc
— ؘ (@anaxvrr) July 19, 2023
Trends da Barbie
Além dos memes, foram criadas pelo menos três trends sobre o filme: a primeira faz referência a um dos primeiros trailers do filme, que se trata de um diálogo entre as diferentes versões da boneca.
@barbiethemovie Hi Barbie 🤩 Hi Ken 🙂 Use this sound and enter Barbie Land! 💗 #BarbieTheMovie ♬ Hi Barbie Hi Ken Barbie Movie Only In Theaters - Barbie Movie
@jessicacardos QUAL BARBIE VOCÊ É? Marca sua amiga que vai assistir Barbie com você 💓 #barbiethemovie #filmedabarbie #barbiemakeup #margotrobbie insp: @Anahí 🤍 ♬ Hi Barbie Hi Ken Barbie Movie Only In Theaters - Barbie Movie
Já a segunda e a terceira trend são basicamente iguais, sendo ambas de músicas com a temática da Barbie, porém a primeira se trata da música "Barbie Girl", do grupo Aqua, lançada em 1997.
A canção faz uma crítica ao que a Barbie representa, pois naquela época não tinham diferentes versões de bonecas, apenas o conhecido “padrão” de loira com olhos azuis, magra e alta. Assista, a seguir, ao clipe da música e, em seguida, mais memes.
@iiiamnot Como é amigo? #barbie #barbiegirl #barbiemovies #barbiefilme #cinema #combobarbie #bk #infancia #rosa #pink #tiktok #foryou #tiktokviral #fyy #viral #trendviral #postviral #fyp ♬ Barbie Girl - Aqua
Apesar da música "Sou a Barbie Girl", da Kelly Key, de 2005 ser uma versão da música da banda Aqua, ela não aderiu à crítica inicial. Enquanto a versão de Aqua crítica a Barbie e tudo o que ela representa, a de Kelly Key fala de abraçar "o lado rosa", além de mostrar que não há nada de errado em ser a Barbie, uma mulher empoderada que já foi representada de diversas formas.
Atualmente, há várias versões da boneca, com diversos formatos de corpos e tonalidades de pele. Uma das mais recentes versões é a da Barbie com Síndrome de Down, lançada em março de 2023.
Com 64 anos de existência, a boneca teve algumas versões marcadas tanto por sua história, quanto pelo carinho do público. Pensando em relembrar essas versões, separamos algumas que marcaram época. Confira:
*Sob supervisão de Fernanda Circhia
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO: