Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Estreia nesta sexta

Contando histórias da cidade, Prefeitura de Ibiporã exibe o filme “Contos e Causos”

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 abr 2022 às 16:39
Continua depois da publicidade

Neste ano Ibiporã completa seus 75 anos e, para não deixar passar em branco, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo proporciona um mergulho na história da cidade. Sexta-feira (29), às 20h, tem sessão flashback – cinema em família – com a estreia dos filmes do projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, um resgate de lutas e esperança, rica em detalhes e com muitos contos e causos que ficaram marcados na memória.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

 

Continua depois da publicidade

Ao todo, são oito volumes. Será transmitido um episódio por mês até chegar em novembro, época do aniversário da cidade. Os volumes serão exibidos no canal da Secretaria de Cultura e Turismo no Youtube.


O projeto


O “Contos e Causos”, projeto de recuperação da memória de Ibiporã idealizado pelo então secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, e desenvolvido pela equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), teve o objetivo de registrar em vídeo as histórias de nossos arquivos vivos e exibi-las posteriormente em sessões de cinema.

Continua depois da publicidade

 

O projeto foi desenvolvido entre 2011 e 2016 e captou mais de 160 entrevistas com vários homens e mulheres que ajudaram a construir a história da cidade. Todo esse rico material está protegido e aquivado no Acervo do MHAI. Mas essas entrevistas com os nossos “arquivos vivos” continuaram e este ano deverá ser lançado um novo 'Contos e Causos', edição especial, com novos entrevistados.


Pioneiros

 

O primeiro filme da série tem 41 minutos de duração, foi gravado em 2011 e traz os seguintes atores da história de Ibiporã:


Antônio Modesto Neto (Tota), Aparecida Scolari Rampazzo, Aristides Zanoni, Cezira Bertucci Baza, Getúlio Frederico, João Rodrigues Bento, José Apolinário Ferreira, José Bonfim Ledo, José Laurindo Petri, Lázaro Morais Pinto, Lúcia Grana Frederico, Luciano Baza, Maria José de Paula Ferreira, Maria Moya, Maria Izabel Rodrigues da Silva, Orlando Ferreira, Padre Giancarlo Vechiatto, Paulo Bressan, Pedro Tonon, Sebastião Lourenço da Silva e Walter Santana.


Veja pelo canal do Youtube

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade