Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Espetáculo

Balé Teatro Guaíra apresenta Romeu e Julieta em Apucarana

Redação Bonde
14 jul 2009 às 14:38
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além da Orquestra Sinfônica do paraná, o Balé Teatro Guaíra também está realizando turnês em alguma cidade paranaenses. Neste sábado (18), às 20h, estará em Apucarana, no Cine Teatro Fênix, o espetáculo "Romeu e Julieta" sem a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná. A montagem, que traz um tom contemporâneo, tem a coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, com iluminação e cenários de Carlos Kur e Cleverson Cavalheiro e figurinos de Paulinho Maia. O papel de Julieta é apresentado pela bailarina Alessandra Lange, e Romeu, por Fábio Valladão, que trazem ao palco a história de amor e intrigas inspirada no romance do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, com música de Sergei Prokofiev.

A produção da famosa obra de Shakespeare pela equipe do Guaíra começou em 2007. De lá para cá, muitos ajustes foram feitos em busca da perfeição do movimento de corpo com a música, cores, jogo de cenas, figurinos, iluminação aliados à trágica e bela história de amor medieval. "Os figurinos, por exemplo, estão sempre sendo adaptados na medida em que realizamos os ensaios", diz o figurinista Paulinho Maia, assim como a iluminação, explica Cleverson Cavalheiro, que junto com Carlos Kur é responsável pelos cenários e o jogo de luzes do balé.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Romeu e Julieta" é uma promoção e produção do Centro Cultural Teatro Guaíra, com recursos da Lei Rouanet, sob o patrocínio da Sanepar, Peróxidos do Brasil, BRDE, TCP, Furukawa, Munters. Contou com o apoio da Avon Cosméticos, Panificadora Saint Germain, Museu Oscar Niemayer, entre outras instituições e estabelecimentos. "Esta união de interesses em benefício da Cultura resultou num trabalho maravilhoso em que a unidade geral da equipe - técnicos e artistas do Teatro Guaíra – garantiu o sucesso do espetáculo", afirma a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Marisa Villela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abertura será nesta sexta

Mostra de dança reúne mais de 350 bailarinos em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina


O drama de Shakespeare, que ficou conhecido como sinônimo de amor através dos séculos, teve toda sua magia transposta para a música por Prokofiev, criador de uma obra que tem percorrido o mundo, na interpretação das mais importantes companhias de dança, e aplaudida pelas mais variadas plateias.

Publicidade


A peça Romeu e Julieta foi a primeira tragédia escrita por Shakespeare e é a história de amor por excelência, construída em torno de uma gama fantástica de sentimentos, como o amor, a rivalidade, o destino e a morte, elementos que Prokofiev conseguiu traduzir magistralmente em música.


Apesar de ser considerada verídica, tendo acontecido no início do século XIV, a tragédia de Romeu e Julieta é um tema bastante antigo, encontrando-se em obras da literatura grega história semelhante. Matteo Bandello, um escritor italiano do século XVI, que baseava seus temas em textos antigos, adaptou a história, que foi traduzida para o francês por Pierre de Boisteau de Launay e, posteriormente, transposta para a língua inglesa por Artur Brooke, com o título de Tragical History of Romeo and Juliet, publicada em 1562.


É nesta versão que Shakespeare vai buscar inspiração para sua história, que se tornou uma das mais famosas do mundo. Em 1935, Sergei Prokofiev compôs a primeira versão do balé Romeu e Julieta, por encomenda do famoso Teatro Kirov de Leningrado. O compositor observou fidelidade total ao argumento de Shakespeare, o que desagradou à direção do Teatro. A duração de três horas da obra e o fato de Prokofiev negar-se a compor uma música nos moldes tradicionais e a dar à história um "final feliz", fez com que o Kirov recusasse o balé. O Balé Bolshoi interessou-se pela obra que, posteriormente, considerou-a "indançável".

Serviço:
Balé Romeu e Julieta – Balé Teatro Guaíra.
Local: Cine Teatro Fênix.
Local: Avenida Curitiba,1215 (Apucarana).
Data: 18 (sábado).
Horário: 20h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade