Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Assista!

Balé Teatro Guaíra lança vídeo para celebrar o orgulho LGBT

Redação Bonde com assessoria de imprensa
28 jun 2021 às 16:03
- Reprodução/YouTube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Balé Teatro Guaíra lança nesta segunda-feira (28) o vídeo Íris para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado nesta data para lembrar a luta por direitos civis dessa população. Íris é uma produção dos bailarinos do BTG e tem dois objetivos: homenagear aqueles que lutam pela diversidade e pelo respeito e lembrar as pessoas que sofrem com a intolerância.


Monica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra, explica que a área cultural é diversa por natureza, por isso o objetivo do Teatro Guaíra é mostrar o quanto a sociedade ganha com a pluralidade e respeito a todos. Além disso, a data é importante para combater o preconceito, já que o Brasil segue como um dos países mais violentos contra a população LGBTQIAP+.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O vídeo é um retrato da diversidade na cultura e nos propõe um diálogo sobre representatividade e inclusão. Acredito na força da arte para transformar a sociedade e fazer com que todos sejam respeitados”, diz Monica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abertura será nesta sexta

Mostra de dança reúne mais de 350 bailarinos em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina


Idealizadores do vídeo, Murilo Machado e Leonardo Lino contam que a inspiração para Íris foi a bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. O vermelho, por exemplo, foi usado por uma bailarina para lembrar os crimes de ódio que fazem o Brasil ocupar as primeiras posições no ranking dos países que mais matam transgêneros.

Publicidade


Apesar do panorama sombrio, a esperança também é retratada no vídeo com as cores amarela e verde, por exemplo, que ressaltam a autoestima e o brilho próprio. "Percebemos que, muitas vezes, ficamos com autoestima abalada em função do preconceito constante, então quisemos ressaltar a beleza interna de cada pessoa. O vídeo reflete a diversidade que há na sociedade e mostra que a inclusão de todos é possível”, concordam Murilo e Leonardo.


O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ é celebrado em 28 de junho, data da chamada Rebelião de Stonewall. Em 1969, integrantes da comunidade LGBT organizaram protestos na cidade de Nova Iorque contra a violência policial, marco do início da luta por direitos civis para essa população. Desde então, o mês de junho é dedicado a celebrar a diversidade e lembrar a luta contra o preconceito.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade