Dança

'Miranda, Ciranda do Amor' volta às ruas de Curitiba

08 fev 2017 às 17:22

Dois textos clássicos da comédia italiana são adaptados em uma montagem repleta de brasilidade que será apresentada este fim de semana pelo grupo Arte da Comédia. O espetáculo "Miranda, Ciranda do Amor", que estreou em dezembro de 2016, volta com apresentações gratuitas para o povo curitibano nesta sexta (10), às 11h e às 17h – na Praça Santos Andrade, e nos domingos dos dias 12 e 19, às 11h – nas Ruínas de São Francisco.

"Miranda, Ciranda do Amor" adapta duas obras de autoria de Carlo Goldoni, renomado dramaturgo veneziano: "Mirandolina" (título português de "La Locandiera") e "O servidor de dois amos" (em italiano: "Il servitore di due patroni"). A montagem adaptada faz parte de um amplo projeto de celebração dos 10 anos do grupo Arte da Comédia.


"Para a comemoração desta primeira década de atuação, estamos projetando a apresentação de dez produções de cunho popular até o final de 2017, entre novas montagens e reprises de repertório", declara o diretor artístico do grupo, o italiano radicado em Curitiba Roberto Innocente.


A primeira produção do projeto comemorativo de dez espetáculos foi "A Loucura de Isabela" – peça assistida por mais de 4 mil pessoas entre novembro e dezembro de 2016 e concorrente ao troféu Gralha Azul de 2017. As apresentações visam reforçar no cenário nacional e internacional o estilo teatral criado pelo grupo e denominado de Art Brazilian Comedy.

Por meio do trabalho do grupo Arte da Comédia, atores e atrizes são experimentados nas técnicas da Commedia Dell’ Arte italiana para colocar em cena uma comédia tipicamente brasileira, um teatro de rua que promova a filosofia do grupo: a arte à disposição do povo. "Queremos colocar nas ruas a qualidade do teatro fechado por meio de um elenco com séria formação nas técnicas do teatro popular e com participação ativa nas diferentes funções necessárias para a realização de uma peça", explica Innocente.


Continue lendo