Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A arte em luto

Morre a bailarina Carina Cortes, ex-intérprete do Ballet de Londrina

Celia Musilli - Grupo Folha
18 set 2021 às 19:46
- Celso Pacheco/Divugação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A dança está de luto. Morreu na sexta-feira (17) em Araçatuba (SP), a bailarina Carina Cortes, 45, que durante mais de uma década foi integrante do Ballet de Londrina. Carina nasceu em Ilha Solteira (SP) mas foi criada em Guararapes, cidade vizinha a Araçatuba, onde ela se encontrava para o tratamento de um câncer.

Amigos e parceiros de dança lamentaram a morte da bailarina que participou ativamente da cultura de Londrina. Leonardo Ramos, ex-diretor do Ballet de Londrina, lembrou a trajetória de Carina: "Ela era formada pela Faculdade de Dança da Unicamp, começou no Ballet de Londrina como estagiária, no início dos anos anos 2000, passando depois a integrar o elenco com o qual participou de vários espetáculos como 'Nunca', 'Eternamente' , 'Fome', 'Prazeres', 'Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças', ' Decalque', dentre outros."


Sua última participação no Ballet de Londrina foi no espetáculo "A Sagração da Primavera", lembra Ramos , que criou e dirigiu a coreografia para a obra de Igor Stravinsky.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

A trajetória marcante de Carina Cortes na cultura de Londrina é lembrada também pelo projeto Faces, criado e dirigido por ela, com recursos do Promic, e que levou a dança a milhares de crianças da periferia da cidade. O projeto de inclusão social - criado nos meados do anos 2000 - durou mais de uma década com muitas apresentações em locais públicos, tornando a arte acessível a crianças e adolescentes de baixa renda. A bailarina também criou e dirigiu a escola de dança Conservatório das Artes, um de seus últimos projetos em Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abertura será nesta sexta

Mostra de dança reúne mais de 350 bailarinos em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina


O corpo de Carina Cortes foi sepultado na tarde deste sábado em Guararapes (SP), cidade próxima a Araçatuba, onde ela estava em tratamento de câncer.  


.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade