Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Studio D1 será palco de Workshop de Dança de Salão

Redação Bonde
23 set 2010 às 16:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A escola de dança Studio D1 recebe o professor Mauricio Portela, do Rio de Janeiro, para apresentar o Workshop de Dança de Salão, no próximo final de semana, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em nove horas de aula. Samba, Bolero e Soltinho serão os ritmos trabalhados para iniciantes e intermediários em módulos separados.

A Dança de Salão tem origem nos bailes da nobreza européia e, até hoje se mantém como uma das preferidas do público adulto. A valsa foi o primeiro estilo a ser dançado a dois, algo avançado para o século XVII. A postura corporal clássica, ereta e com o torso fixo tem influência do Ballet, que possui origem semelhante. Acredita-se que a forma de "abraçar" na Dança de Salão começou porque os cavalheiros carregavam uma espada do lado esquerdo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando os países europeus passaram a colonizar outras regiões como América Latina, levaram consigo a cultura da Dança de Salão, que depois fora modificada e adaptada em cada local, conforme costumes e raízes culturais. No Brasil, especificamente, o samba de gafieira, o forró, o maxixe, entre outros, se desenvolveram de forma a preencher até hoje o hábito de dançar a dois, como forma de entretenimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abertura será nesta sexta

Mostra de dança reúne mais de 350 bailarinos em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Histórico

Por espetáculo 'Bora', Ballet de Londrina tem indicação inédita a prêmio da APCA

Imagem de destaque
Espetáculo

Escola Municipal de Dança de Londrina celebra três décadas com remontagem de 'O Lago dos Cisnes'

Imagem de destaque
Festival de dança

Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla em Londrina


A beleza, a leveza do esporte, e o prazer de dançar em conjunto com alguém, fazem da Dança de Salão um dos segmentos mais apreciados no mundo inteiro. Por isso há competições de extensão internacional com categorias definidas pelo Conselho Mundial de Dança (WDC). Além dos padrões da WDC, a Dança de Salão possui outros segmentos que têm um papel importante para a cultura, já que se desenvolvem por meio da evolução comportamental da sociedade, história, hábitos e outras manifestações artísticas como a música.

Publicidade


É possível verificar essas influências nos três estilos que serão trabalhados no Workshop do Studio D1, como o Samba, o Bolero e o Soltinho. O Samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. As raízes do samba começaram no Brasil no período ainda colonial, mas se tornou mais popular no início do Século XX, tomando as ruas em épocas de Carnaval.


Já o estilo Soltinho, trata-se de uma definição apenas para a dança e não para música. Teve sua origem nos anos 1980 no Rio de Janeiro para os ritmos que antes eram dançados apenas separadamente, como Pop, Rock e Disco Dance. O Soltinho tem como passo básico feito dos dois lados, com influência do filme "Embalados de sábado a noite". É um estilo em que o casal dança mais "soltinho", não junto, deixando espaço para a improvisação e ginga brasileira.

Publicidade


O Bolero, apesar de ser conhecido como dança espanhola de origem árabe, no Brasil o estilo foi "abrasileirado" e recriado no Rio de Janeiro, com grande influência do Tango, ganhando elementos mais complexos, com caminhadas, cruzadas de pernas e giros. O Bolero é considerado a dança do romance.


No Studio D1, os interessados poderão conhecer um pouco mais sobre os três estilos em dois módulos. O primeiro, para iniciantes, acontece dia 24 de setembro das 19h às 20h30 e, dias 25 e 26 das 10h às 11h30. O segundo módulo, para iniciados e intermediários, o Workshop acontece dia 24 das 20h30 às 22h e, dias 25 e 26 das 11h30 às 13h. O valor da inscrição é único de R$ 75, válido para participar dos dois módulos. O pagamento pode ser feito por cartão de débito, dinheiro ou cheque. Mais informações no Studio D1 (Rua Carlos Pioli, 144, Bom Retiro) pelo telefone (41)3253-6335 ou pelo e-mail [email protected].

Publicidade


Serviço':


Workshop de Dança de Salão

Publicidade



Quando: 24, 25 e 26 de Setembro



Horário: Primeiro Módulo (para iniciantes) – Dia 24 das 19h às 20h30; Dias 25 e 26 das 10 às 11h30

Publicidade


Segundo Módulo (para iniciados e intermediários) – Dia 24 das 20h30 às 22h; Dias 25 e 26 das 11h30 às 13h.



Local: Studio D1 - Rua Carlos Pioli, 144, Bom Retiro



Valor: R$ 75 (Formas de pagamento por cartão de débito, dinheiro ou cheque)


Informações: (41)3253-6335 e [email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade