O Palhaço Ritalino leva ao palco da DAC (Divisão de Artes Cênicas de Londrina), neste domingo (22), o espetáculo “Ritalino & O Quinteto Incompleto”. A apresentação começa às 20h e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria da DAC (Av. Celso Garcia Cid, 205), no dia da apresentação.
A apresentação em Londrina integra o projeto “Ritalino & O Quinteto Incompleto - pro Paraná cantar rindo” aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, do Governo Federal e que promove a circulação da montagem por Cidades do Paraná.
Leia mais:

Conta de Elmo do 'Vila Sésamo' é invadida e publica mensagens antissemitas

Camerata de Violões leva diversidade de sons ao Arapongas

Duo Clávis celebra trajetória em show no Festival Internacional de Música de Londrina

Festival de Londrina terá encontro musical de alto nível nesta segunda
O espetáculo já passou por Foz do Iguaçu e Cascavel. Depois de Londrina, a trupe segue para Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba, em julho, Apucarana e Arapongas em setembro e Maringá, em outubro.
As composições do espetáculo são todas de Tiago Marques, que dá vida ao Ritalino, e contam com uma grande variedade de ritmos como o xote, foxtrote, samba, rock, entre outros.
A montagem venceu o prêmio “I Love Prio do Humor”, idealizado pelo humorista Fábio Porchat em 2022. Ainda em 2025, circula pelo sul do Brasil por meio do Prêmio Carequinha/Funarte de Estímulo ao Circo e já passou por todos os teatros do SESC Paraná através do edital SESC Artes da Cena.
COMO SURGIU
O espetáculo surgiu durante o isolamento social provocado pela pandemia. Em casa, Tiago Marques passou a se dedicar às composições, algo que até então era apenas um hobby.
"Adquiri o hábito de brincar com a música e isso sempre se manifesta de diversas formas nos meus espetáculos, porém nunca me considerei um músico. Sou um palhaço que usa a música para provocar risos", explica Marques. "Costumo brincar que qualquer assunto pode se tornar música e o palhaço consegue transmitir leveza ao tratar dos temas mais variados", conclui.
Uma das primeiras músicas que Ritalino/Marques compôs, “Bolinho de Fubá”, foi adotada por uma escola infantil de Londrina e é cantada diariamente na hora do lanche. Um verdadeiro hit!
SINOPSE
No palco, o Palhaço Ritalino, nas vestes de um improvisador e compositor ousado, espera a sua banda chegar. Enquanto isso não acontece, ele tenta segurar a plateia. Quando parece que será um show solo, a banda chega para alívio de Ritalino e também do público.
Tudo preparado para o grande espetáculo com muita música e poucos músicos já que a banda veio, mas chegou incompleta. O que não faltam são as piadas, que aparecem fazendo cócegas no público através das canções autorais que celebram a leveza de rir do nosso cotidiano, com temas que nos cercam.
Um show repleto de riso e graça, emocionante e com altíssima qualidade sonora. “Ritalino & O Quinteto Incompleto” é um espetáculo cênico musical e uma homenagem aos palhaços e palhaças deste país e uma demonstração que também podemos rir através da música.
SERVIÇO: “Ritalino & O Quinteto Incompleto”
Data: Domingo, dia 22 de junho, às 20h
Local: Divisão de Artes Cênicas (DAC) na Av. Celso Garcia Cid, 205
Entrada: Ingressos gratuitos distribuídos a partir das 19h, no local da apresentação.
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
FICHA TÉCNICA
Atuação, criação e composições musicais: Tiago Marques
Direção geral: Adriane Gomes
Direção musical e arranjos: Tonho Costa
Músicos: Tonho Costa, André Gião e Gabriel Mizutta
Produção: Carol Vaccari
Criação de iluminação: Borracha Souza
Operação de luz: Carol Vaccari
Cenário, figurino e adereços: Vanessa Yamamoto
Design gráfico: Daniel Simonato
Acessibilidade: Visual Libras
Foto e vídeo: Lafaiete do Vale
LEIA TAMBÉM:
