30/09/20
Entenda

Igrejas vão à Justiça pedir indenização a todo cristão 'lesado' por Jesus Gay

Um grupo de representações e lideranças evangélicas, incluindo o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, ajuizou nesta quinta-feira (19) ação contra a Netflix, pedindo a censura do "Especial de Natal Porta dos Fundos", programa em que Jesus é retratado como gay.

Divulgação
Divulgação


Junto com o Conselho Nacional dos Conselhos de Pastores do Brasil e o bispo Robson Rodovalho, fundador da comunidade evangélica Sara Nossa Terra, Tuma pede ainda indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1 milhão.

A ação, ainda não analisada pela Justiça, também requer indenizações individuais em valor "não inferior a R$ 1.000" a todos os cristãos que se sentirem lesados e que se habilitem a pleitear este valor.

Segundo o advogado que protocolou a ação, Ricardo Hasson Sayeg, a intenção é mobilizar a comunidade evangélica para que diversas pessoas recorram na Justiça o direito à indenização.

Sayeg diz ainda que a representação não considera que o pedido de retirada do programa do ar configura censura. "A gente entende que [o programa] foi além do direito de manifestação artística", diz.

A petição diz que o conteúdo do programa está "deturpando ofensivamente a imagem de Deus, de Jesus Cristo, da sua sagrada Mãe Maria e de todos os demais protagonistas bíblicos envolvidos".

É uma interpretação. O especial retrata Jesus como herói. Ele enfrenta Lúcifer e sai vitorioso da batalha, depois de passar por uma experiência lisérgica em que deuses de diversas religiões aparecem para influenciá-lo.

Sayeg diz que incomoda mais o fato de Maria fumar maconha do que o de Jesus ser retratado como gay, embora nada explicite que o cigarro que ela acende em uma das cenas faça menção direta à erva.

A Netflix diz que não vai comentar o caso.
Gustavo Fioratti - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Mais votada
A Fazenda 12: Raissa Barbosa está na roça mais uma vez
30 SET 2020 às 10h16
Virou evangélico
Arthur Aguiar fará novela bíblica após receber 'chamado de Deus'
30 SET 2020 às 08h58
Pegou mal
Humorista Léo Lins e namorada se desculpam após polêmica sobre autismo
30 SET 2020 às 08h43
Dois episódios
'Sob Pressão - Plantão Covid' vai mostrar 'passado recente' e 'feridas abertas'
29 SET 2020 às 18h03
Prêmio
Anitta e MC Lan concorrem a Grammy Latino com poucos brasileiros em destaque
29 SET 2020 às 16h40
Manoel e Teresa
Luisa Arraes e Caio Blat dizem que superaram DRs ao gravarem em casa 'Amor e Sorte'
29 SET 2020 às 16h05
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados