Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mariangela Hungria

Série sobre mulheres na ciência tem pesquisadora da Embrapa de Londrina

Reportagem Local
04 fev 2024 às 10:35

Compartilhar notícia

- Luciano Pascoal/Arquivo Embrapa Soja 08-05-2022
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A nova série do GNT, “Ciência, Substantivo Feminino", estreia neste domingo (4) seu primeiro episódio mostrando as contribuições fundamentais de mulheres brasileiras à ciência - uma delas de Londrina.. A temporada conta com cinco programas, de 26 minutos cada, exibidos aos domingos, às 23h no canal. 


Com apresentação e narração da divulgadora científica Kananda Eller (@deusacientista nas redes sociais), a série tem direção de Kenya Zanatta e roteiro de Juliana Borges, a partir de uma ideia original de Juliana Borges e Pedro Gorski. O programa é produzido por Fernando Dias e Maurício Dias, com produção executiva de Bianca Corona, Kiko Ribeiro, Erika Araújo e Moisés Gouveia. O conteúdo também estará disponível no Globoplay +Canais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as cientistas da atualidade que participam da série estão Marcelle Soares-Santos, astrofísica brasileira que pesquisa a energia escura na Universidade de Michigan; Mayana Zatz, expoente da pesquisa genética no país; Sonia Guimarães, primeira mulher negra a se tornar doutora em Física e a dar aulas no ITA; Mariangela Hungria, agrônoma cujas pesquisa fazem o Brasil economizar bilhões em fertilizantes; e Kellen Vilharva, que traz para a academia os conhecimentos ancestrais da medicina dos Guarani Kaiowá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lançamento

Netflix divulga trailer de 'Cem Anos de Solidão', série inspirada no livro

Imagem de destaque
Entenda

Como 'Senna' usou efeitos especiais e mecânicos argentinos em corridas

Imagem de destaque
Aniversário de 30 anos

Mostra sobre 'Friends' chega a SP com promessa de colocar fãs como protagonistas de cenas

Imagem de destaque
Preparação

Gabriel Leone explica por que precisou 'se apagar' para viver Ayrton Senna em série da Netflix


As cientistas pioneiras em destaque na série são a agrônoma Johanna Dobereiner (1924-2000), única brasileira indicada ao prêmio Nobel de Química; a bióloga e ativista pelos direitos das mulheres Bertha Lutz (1894-1976); Elisa Frota-Pessoa (1921-2018), uma das primeiras mulheres a se formar em Física no Brasil; a primeira parasitologista brasileira, Maria Deane (1916-1995); e Marta Vannucci (1921-2021), uma das fundadoras da Oceanografia no país e grande especialista em manguezais.


O lançamento de “Ciência, Substantivo Feminino” foi programado como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência (11/02), criado pela ONU para estimular vocações femininas nessa área.


SAIBA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Série sobre mulheres na ciência tem pesquisadora de Londrina
Primeiro episódio estreia neste domingo (4), Mariangela Hungria, que trabalha na Embrapa em Londrina, é uma das pesquisadoras em destaque
Imagem
Mc Fish, sanduíche de peixe empanado para fazer em casa!
Mc Fish, sanduíche de peixe empanado para fazer em casa!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo