Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Retrospectiva

Streaming bombou com isolamento e novelas saíram do ar em 2020

Leonardo Sanchez - Folhapress
26 dez 2020 às 17:27
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chegada de 2020, trazendo a pandemia a reboque, incendiou ainda mais a disputa por assinantes entre as plataformas de conteúdo sob demanda e embolou a batalha entre a TV e o streaming.

Com parte da população em quarentena e refém de passatempos caseiros, a audiência da televisão teve algum respiro enquanto o streaming teve um estouro de público.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video não costumam divulgar dados de assinatura e visualizações, mas o aumento de buscas por seus conteúdos no Google e os alertas de congestionamento das redes de internet são indicativos de que, se a pandemia fez bem para algum negócio, foi para o do conteúdo sob demanda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ingressos por R$ 10

Produzida em Londrina, série 'Dramaturgias' estreia no Villa Rica neste sábado

Imagem de destaque
Debate político

Série 'Bom Dia, Verônica' ataca o conservadorismo em sua 3ª e última temporada

Imagem de destaque
Mariangela Hungria

Série sobre mulheres na ciência tem pesquisadora da Embrapa de Londrina

Imagem de destaque
Veja os indicados

'Succession' lidera indicações no SAG, prêmio do sindicato dos atores


O Disney+, aliás, completou em novembro um ano de vida. A meta era alcançar entre 60 e 90 milhões de assinantes até 2024 –mas, depois de só 13 meses, o serviço atingiu a marca de 86 milhões. Isso após uma ajudinha do Brasil, que deu boas-vindas à plataforma no mês passado.
Com investimentos pesados neste novo mercado e uma parceria com o Globoplay, o Disney+ se posiciona agora para bater de frente com a Netflix, líder de mercado, tendo como parte de seu arsenal conteúdos de marcas como Pixar, Marvel e "Star Wars".

Publicidade


A Disney ainda anunciou que, em junho de 2021, deve lançar na América Latina uma segunda plataforma, o Star+, equivalente ao Hulu, com conteúdo julgado "adulto demais" para o bom-mocismo de Mickey e sua turma. A ele vai se somar a HBO Max, da Warner.


Esse último serviço esteve no centro de uma polêmica que divide opiniões. A exemplo do que fez o streaming da Disney com vários de seus conteúdos, a HBO Max resolveu adicionar um aviso e uma contextualização no início do clássico "... E o Vento Levou", devido a trechos considerados racistas.

Publicidade


O impasse surgiu diante dos protestos do Black Lives Matters. Na mesma toada, a emissora Paramount Network cancelou o reality "Cops", que há 31 anos acompanhava a rotina de policiais sem problematizar a violência na série.


No embalo da luta racial, o Emmy, principal premiação da TV americana, bateu o recorde de atores negros indicados em sua 72ª edição, embora latinos e asiáticos fossem praticamente ignorados.

Publicidade


Uma das indicações que vingaram foi a de Regina King, de "Watchmen", também premiada como melhor minissérie. A trama, que aborda as tensões raciais nos Estados Unidos, ajudou a HBO a liderar a lista do Emmy, num sinal de prestígio à televisão tradicional.


No Brasil, uma decisão sem precedentes interrompeu as gravações de novelas. Em março, a Globo suspendeu as filmagens de "Amor de Mãe" e de seus outros folhetins que estavam no ar, diante do coronavírus. A solução foi reprisar novelas antigas e até mesmo jogos de futebol, numa curiosíssima volta ao passado.

Publicidade


Já a programação jornalística da emissora e de outros canais foi expandida, para ampliar a cobertura sobre a pandemia, ganhando reforço da CNN Brasil, que debutou em março.


Outra alternativa que se apresentou para driblar a quarentena foram programas como "Amor e Sorte" e "Diário de um Confinado", gravados remotamente, e que se debruçaram sobre os temas e as aflições trazidos pela Covid-19.

Publicidade


Voltando à faixa das nove, até agora, nem sinal de Lurdes, personagem de Regina Casé em "Amor de Mãe". Mas a trama, encurtada e adaptada, terminou de ser gravada e deve voltar no começo de 2021.


Para isso, a Globo precisou adotar uma série de protocolos de segurança, assim como fizeram suas concorrentes. Auditórios, por exemplo, foram esvaziados, e máscaras e álcool em gel entraram em cena. No caso da dramaturgia, porém, as coisas complicam.

Publicidade


As novelas precisaram sofrer adaptações para evitar cenas de intimidade, aglomerações, gravações externas e a presença de atores mais velhos nos sets. Em "Salve-se Quem Puder", por exemplo, placas de acrílico ajudaram os casais da ficção a ficarem pertinho, mas em segurança.


Em paralelo, vários medalhões perderam contratos de exclusividade, numa estratégia que a Globo diz ser uma necessidade de se adequar à nova realidade do mercado. Tarcísio Meira, Glória Menezes, Antônio Fagundes, Renato Aragão e Miguel Falabella não são mais empregados fixos.


Outra figura que deixou a Globo depois de décadas foi Regina Duarte, mas por vontade própria, quando decidiu aceitar convite de Bolsonaro para ser secretária especial da Cultura, numa passagem rápida e frustrada pela política.

Na reta final de 2020, uma bomba foi detonada nos corredores da Globo. Marcius Melhem, ex-diretor do núcleo de humor da emissora, foi acusado de assédio e moral por diversas colegas, incluindo Dani Calabresa. Hoje fora do canal, ele nega as acusações e diz que vai à Justiça contra a advogada dos supostos alvos, no que se anuncia como uma novela que vai se arrastar 2021 adentro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade