Londrina vai receber a 3ª Parada Cultural LGBTI+ no domingo (13). O evento está previsto para começar às 12h, com concentração do público na esquina da avenida Paraná com a rua Pernambuco, no Centro. O tema dessa edição é "Cidadania: Por equidade de direitos e respeito às diversidades”. O evento é realizado pelo coletivo ‘Movimento Construção’.
Poliana Santos, uma das integrantes do coletivo, acredita que o tema deste ano deve ser debatido por toda a sociedade. Ela aponta que o preconceito e a violência ainda são uma realidade na vida de pessoas LGBTI+ e que a equidade de direitos precisa ser buscada. "Nós vivemos em uma sociedade opressora, machista, LGBTIfóbica e com isso estamos expostos a situações de falta de direitos e de invisibilidade social e nós pagamos com a vida.”
Poliana vê a Parada maior do que apenas um evento festivo. "É um momento para mostrar à sociedade que nós existimos, que temos nossos direitos e deveres, assim como todo mundo.”
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Uma grande festa
As atrações artísticas prometem animar a cidade durante todo o domingo. A programação do evento inclui shows de drag queens, discotecagem com DJs, apresentações de dança e música ao vivo.
O cantor Dan Murata, que esteve presente em todas as edições, fará show durante a Parada LGBTI+ de Londrina e ressalta a grande expectativa para o evento. "Estamos ensaiando desde julho para o show de domingo. Tenho certeza que vai ser tudo incrível, já que não só a minha carreira evoluiu, mas a organização da Parada também!”. Ele reforça a importância do tema: "A gente precisa dessa igualdade de direitos e de mais respeito por parte da sociedade.”
Já a drag queen e cantora Ariel Trippy sobe aos palcos da Parada de Londrina pela primeira vez. Ela diz estar muito animada para o show, pois não será um dia qualquer. "É dia de celebrar nossa existência, de mostrar nossos rostos, vida e felicidade”, comenta a dona do hit "Close”, que no domingo traz um repertório com músicas autorais e de outros artistas.
A expectativa da organização é de que mais de 10 mil pessoas participem das atividades no domingo.
Nova tradição
A Parada Cultural LGBTI+ de Londrina é um dos maiores eventos de rua da cidade e está entre os três maiores eventos LGBTI+ do Paraná. Na primeira edição, em 2017, o tema "Que o nosso amor seja maior que seu medo de amar” reuniu cerca de cinco mil pessoas nas ruas do centro e no anfiteatro do Zerão. No ano passado, o público quase dobrou: cerca de nove mil pessoas compareceram ao evento que tinha o tema "Temos e seremos família”.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato