O Grupo Mundaréu participa da 11ª Oficina de MPB comandando a Oficina do Boi, na qual transmite os fundamentos básicos de uma das principais tradições do folclore brasileiro, o boi-bumbá, realizado em várias regiões do Brasil. Os alunos da Oficina do Boi fazem uma apresentação, às 20h deste sábado, 25 de janeiro, em frente ao Teatro da Reitoria.
O grupo da Oficina, com 25 integrantes, apresenta o "Auto do Bumba-Boi", criado pelos alunos durante as aulas. Aproveitando o enredo básico tradicional, em que um casal perde o boi e sai em busca do animal, os alunos elaboraram um pequeno auto com toadas, instrumentos e figurinos compostos especialmente para a ocasião. São mais de 70 peças construídas, entre fantasias e bonecos. O auto também será mostrado em Almirante Tamandaré, às 8h30 do mesmo dia, e no Largo da Ordem, às 14h de domingo, dia 26.
Reunindo alunos de várias regiões, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e até do Uruguai, além de diversas cidades do interior e litoral paranaenses, a Oficina do Boi da 11ª Oficina de MPB quer atender às expectativas dos participantes, entre elas ampliar o conhecimento das diferenças culturais regionais. Com um grande número de arte educadores entre os alunos, percebe-se a procura pela arte mais genuína do povo.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O Mundaréu, formado por artistas curitibanos e uma referência na preservação e divulgação da cultura popular brasileira, nasceu em 1997, quando gravou uma faixa no CD "3º Festival da Canção da UFPR" e participou da Mostra de Música da FAP. Em 1998, estreou seu primeiro show, "Cutuca Rapaziada". Em 1999, o Mundaréu realizou uma turnê com o espetáculo "Guarnicê", fazendo apresentações no Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o grupo gravou o CD da opereta em setembro de 2000.
Em nova série de viagens pelo Brasil, o grupo curitibano foi destaque no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, onde se apresentou para mais de 3 mil pessoas. Por duas edições seguidas da Oficina de Música de Curitiba (2002 e 2003), o Mundaréu está no comando da "Oficina do Boi" . Além disso, o grupo realiza oficinas no Conservatório de Música Popular Brasileira e mantém um núcleo de estudos sobre cultura popular.
Serviço:
Apresentação do Auto do Bumba-Boi, criação dos alunos da Oficina do Boi
21ª Oficina de Música de Curitiba - 11ª Oficina de MPB
Data: 25 de janeiro, sábado
Horário: 20h
Local: em frente ao Teatro da Reitoria
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.299 - Centro
Data: 26 de janeiro, domingo
Horário: 14h
Local: Largo da Ordem (Setor Histórico)