Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A vez da voz na MPB

Simone Mattos - Folha do Paraná
19 jan 2001 às 10:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela primeira vez no Brasil, a partir de hoje, cantores e professores de canto coral terão a oportunidade de analisar em conjunto quais os caminhos que este segmento da Música Popular Brasileira segue atualmente. É o 1º Encontro Nacional de MPB Vocal, uma das novidades da 19ª Oficina de Música de Curitiba. Outra importante inovação são as mesas redondas "Panorama da Música Popular Brasileira no Século 20", cujos debates iniciam amanhã. Nomes de peso do cenário musical brasileiro já confirmaram presença.

Entre eles estão Mônica Salmaso e Madalena Bernardes, que irão participar do debate sobre "Canto Popular e Canto Lírico: a Técnica Vocal a Serviço de Diferenter Estéticas". Maurício Carrilho veio do Rio de Janeiro para comandar, ao lado do paranaense Ulisses Galetto, a mesa redonda "Produção Fonográfica de MPB e perspectivas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Amanhã, o primeiro debate terá como tema "O Encontro do Canto Coral Brasileiro com a Música Popular". Uma das participantes, Gisele Cruz, é bacharel em Música pela Unesp, com especialização em Regência Coral e Pedagogia Musical.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dança, música e teatro

Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina

Imagem de destaque
Relembre

Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão

Imagem de destaque
Netflix

Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025


O outro debatedor, Vilson Gavaldão, é professor de Regência Coral e mestre em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu importantes pesquisas na área de coro juvenil e canto à capella.

Publicidade


O maestro Roberto Gnatalli participará do debate de terça-feira, "MPB Vai à Escola", sobre o emprego da música popular no ensino convencional. Ele explica que o objetivo das mesas redondas é debater os problemas crônicos da MPB nos últimos 100 anos. "Com base neste passado, poderemos sugerir soluções, apontar caminhos e tendências para o futuro", diz ele.


No dia seguinte, as discussões serão encerradas com o tema "A Produção Fonográfica de MPB e Perspectivas". O violonista Maurício Carrilho deverá ser o destaque principal na mesa. Após gravar com importantes artistas da música brasileiras, gravar inúmeros CDs, dirigir espetáculos musicais e ter suas composições gravadas no Brasil e exterior, Carrilho atualmente tem se dedicado a projetos de pesquisa em choro.


A outra novidade da oficina, o 1º Encontro Nacional de MPB Vocal, que inicia logo mais sob coordenação do maestro Marcos Leite, promove o intercâmbio de experiências, a atualização e a troca de informações entre pessoas ligadas à música vocal. O evento se desdobra em 11 cursos diferentes, o que garante o ecletismo e a importância do mesmo.

Além de lançar CDs e realizar debates diários, o inédito encontro irá resultar na montagem do musical "Gota D"Água", de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes. O espetáculo será apresentado pelos alunos na noite do dia 27, no auditório do Colégio Estadual do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo