A atuação dos alunos Arthur Louarti, 12 anos, e Eduardo Teixeira, 13, da Escola de Dança Teatro Guaíra, surpreendeu críticos e professores que participaram do Prêmio Internacional de Dança Cecília Kerche. Segundo Mariza Estrela, crítica e diretora da Companhia Jovem, do Rio de Janeiro, os dois bailarinos paranaenses devem ser observados com muita atenção porque são o futuro da dança clássica brasileira.
Os dois jovens talentos foram selecionados na primeira fase do concurso realizado na cidade de Oswaldo Cruz, interior de São Paulo, mas não chegaram à final. Eles concorreram com outros 50 bailarinos de diversos países. Arthur e Eduardo apresentaram oito variações de repertório, solo neoclássico e solo contemporâneo.
Para a professora Cíntia Andrade a participação no concurso será a grande diferença para a continuidade do trabalho dos bailarinos do Guaíra. Segundo ela, além dos dois meninos terem sido avaliados por uma banca criteriosa de personalidades internacionais ligadas à dança, eles tiveram a oportunidade de fazer aulas com a própria Cecília Kerche e ensaios com a professora paulista Tochie Kobaiashi. "Foi uma troca muito rica para todos", disse.